Empreendedorismo na Escola

Entre hoje e amanhã, o Município de Estarreja promove sessões de esclarecimento sobre as atividades do programa “Empreendedorismo na Escola”, aos alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Estarreja, em estreita articulação com o Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja.

segunda, 05 de dezembro 2016

O projeto “Empreendedorismo na Escola” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e o Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja, contando ainda com o relevante patrocínio da DOW Portugal, com o objetivo de promover e estimular o espírito empreendedor e fomentar atitudes e comportamentos propícios ao desenvolvimento de uma cultura inovadora, criativa, tecnológica e empreendedora.

Nestas sessões de esclarecimentos, todos os alunos do ensino secundário, vão poder conhecer um pouco melhor as competências que irão ser trabalhadas e os principais objetivos a alcançar com as atividades que integram este projeto. A primeira atividade será a “Academia”, direcionada para os alunos do 10º e 11º anos, e irá decorrer nos dias 21 e 22 de dezembro de 2016, no Laboratório de Empreendedorismo Jovem, no Ciclo Criativo; o objetivo da Academia é preparar os alunos, através da transmissão de conhecimentos importantes para a dinamização futura de projetos empreendedores.

A segunda atividade será o “Bootcamp”, que irá decorrer de 24 a 26 de janeiro de 2017, pretende, de forma dinâmica e intensiva, desenvolver competências, ajudar a trabalhar uma ideia, integrar os alunos numa valiosa rede de contactos e prepará-los para o mundo do empreendedorismo.

Este primeiro ciclo de atividades para os alunos do secundário termina no dia 27 de janeiro de 2017, no Cineteatro de Estarreja, que será dedicado a um seminário sobre o tema “Empreendedorismo é inspiração” onde, entre outros assuntos, oradores de renome, irão partilhar as suas experiências sobre a sua vida enquanto empreendedores. Neste seminário decorrerão as apresentações de mais uma edição do Concurso de Ideias, com o objetivo de selecionar ideias inovadoras, nos vários sectores de atividade e que assentem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em torno das quais se possa perspetivar a criação de novos projetos.

No ano letivo 2016/2017 o programa de "Empreendedorismo na Escola" estende-se a todos os ciclos de ensino existentes no Concelho.