As férias que pais e filhos agradecem

Programas municipais permitem a ocupação de crianças e jovens nas interrupções letivas

quarta, 28 de dezembro 2016

As férias escolares podem ser motivo de preocupação para os pais que, não raras vezes, não têm um sítio onde deixar os seus filhos. Em Estarreja, as famílias encontram respostas adequadas e seguras para que crianças e jovens ocupem o tempo livre de forma divertida e pedagógica e com o acompanhamento adequado, entre as 7h30 e as 18h30.

A pensar nessas famílias e enquadrados na estratégia municipal de coesão e desenvolvimento social, a Câmara Municipal de Estarreja disponibiliza dois programas de ocupação dos alunos: as AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família, destinadas às crianças do ensino pré-escolar, e as Férias Ativas, com campos específicos para as crianças dos 6 aos 10 anos e para jovens dos 11 aos 15 anos de idade.

Nesta interrupção letiva do Natal, mais de uma centena de crianças e jovens estão a usufruir destas atividades de ocupação de tempos livres, onde a aprendizagem acontece enquanto brincam e se divertem. Estes programas ocupam os participantes durante todo o dia, com as atividades a decorrerem entre as 9h e as 17h. A receção decorre a partir das 7h30 e o encerramento às 18h30.

Uma escola (também) para as férias

Os alunos do pré-escolar podem ter umas férias mais dinâmicas e aliciantes com as AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família, um serviço de apoio contínuo ao longo de todo o ano letivo e que inclui também as interrupções letivas.

Com um carácter lúdico e pedagógico, as AAAF pretendem proporcionar bem-estar através do reforço dos processos de socialização como estratégia complementar ao sistema educativo. Não menos importante, garantem às famílias apoio, estabilidade e segurança, surgindo como resposta às necessidades dos agregados familiares, ao assegurar o acompanhamento das crianças durante o período não letivo. A taxa de participação é determinada de acordo com as condições socioeconómicas da família.

Ao longo da interrupção letiva de Natal, que termina esta sexta-feira, dia 30, foram dinamizadas várias atividades: confeção de doces de Natal, jogos tradicionais, leitura e dramatização de histórias, modelagem e construção de decorações de Natal e lanches partilhados, que decorreram nas escolas Padre Donaciano de Abreu Freire, Cabeças, Mato, Pardilhó e no Centro Escolar Visconde de Salreu. A festa de final do ano é um dos momentos mais aguardados para o encerramento das férias.

Este ano, a visita ao ‘Natalim. Um mundo de sonhos que não tem fim’, na Praça Francisco Barbosa, permitiu explorar o Mercado de Artes e Ofícios, com a presença do Pai Natal, duendes e artesãos, participar no workshop de construção de gnomos em tecido e assistir à construção ao vivo de esteiras de bunho e à produção de peças em barro.

As crianças também participaram na elaboração de Árvores de Natal ecológicas, reutilizando pneus e outros materiais, atualmente em exposição no Parque Municipal do Antuã. A visita ao Centro de Ciência Visionarium e uma sessão de cinema no Cine-Teatro de Estarreja também fazem parte do programa.

A época foi ainda assinalada com vários desafios como a elaboração de cartas de Desejos que foram colocadas no marco do correio da Casa do Pai Natal e de uma Carta de Agradecimento pelos presentes recebidos, sendo também numa oportunidade para explicar aos mais pequenos a importância da partilha e da gratidão. A Carta de Agradecimento mais original vai receber um prémio.

Diversão e conhecimento são o enfoque das Férias Ativas

Este ano, as Férias Ativas de Natal tiveram início a 19 de dezembro e irão terminar no dia 2 de janeiro, realizando-se dois campos distintos que dão oportunidade às crianças e jovens de passarem uma semana animada, em contacto com diferentes atividades e novos amigos.

Pensados para o público-alvo a que se destinam – crianças dos 6 aos 10 e jovens dos 11 aos 15 anos – os planos de atividades são estruturados para criar momentos lúdicos e didáticos e compreendem a realização de atividades pedagógicas, culturais e desportivas. Nesta edição, os campos de férias de Natal são preenchidos com oficinas de expressões, jogos aquáticos, várias modalidades desportivas como polo aquático, hidrokids, basquetebol, futebol, ténis e squash, hip-hop, jogos de tabuleiro, xadrez e visitas à Vila Natal e à Fábrica Ciência Viva.

Para além da ocupação de tempos livres onde a diversão é a palavra de ordem, a Câmara Municipal de Estarreja inclui as componentes lúdica e educacional, de forma a estimular a criatividade e talentos, ao mesmo tempo que fomenta novas capacidades, responsabilidade, autonomia e espírito de equipa.

A taxa de inscrição é de 8€/dia, com almoço e transporte incluídos. As famílias mais carenciadas beneficiam de uma redução até 75% do valor da taxa de inscrição, dependendo do escalão de ação social escolar em que se inserem. Também os irmãos beneficiam de desconto na inscrição (5€/ dia por participante).

Durante cinco dias, as crianças e jovens ficam entregues ao cuidado dos professores da Escola Municipal de Desporto. Os próximos campos realizam-se nas férias da Páscoa. As inscrições estarão abertas entre 19 a 31 de março no Complexo de Desporto e Lazer, Piscina Municipal de Avanca e GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja (Edifício Paços do Concelho).