Fernando Daniel, a voz de Estarreja que conquistou Portugal

quinta, 05 de janeiro 2017

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, acompanhado pelo Vereador da Cultura, João Alegria, recebeu no Edifício dos Paços do Concelho, Fernando Daniel, vencedor da quarta temporada do concurso da RTP “The Voice Portugal”, consagrando-se “A Voz de Portugal”.

Com este ato oficial que decorreu ontem ao final da manhã, o Município manifesta o seu reconhecimento pelo percurso do jovem músico natural de Estarreja. Integrando a equipa do mentor Mickael Carreira, o estarrejense foi o mais votado pelo público entre quatro finalistas, no concurso da estação pública apresentado por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim.

Memorável foi a sua atuação na primeira fase do programa, quando interpretou "When We Were Young", de Adele, na sua prova cega, que acabou de ultrapassar as 9 milhões de visualizações em todo o mundo. Este mesmo vídeo foi o mais visto no YouTube de todas as audições para o "The Voice", a nível mundial, em 2016.

O êxito, dedicação e empenho deste jovem, que desta forma tem elevado e levado bem longe o concelho de Estarreja, merecem o profundo reconhecimento do Município de Estarreja. Diamantino Sabina mostrou-se “muito satisfeito com esta vitória”. O Fernando “assumiu-se sempre como embaixador de Estarreja e vai continuar”, afirmou o autarca que espera que o jovem “tenha muito sucesso e leve o nome de Estarreja cada vez mais longe”, adivinhando-lhe “um futuro promissor”. E que a terra que o viu nascer faça parte desse trajeto. “Quero o Fernando a cantar cá, no Cine-Teatro ou nas Festas. É uma mais-valia para qualquer acontecimento especialmente na terra dele”, acrescentou.

Entre participações em programas televisivos e entrevistas a vários órgãos de comunicação social, foi com imensa honra que Fernando Daniel foi recebido nos Paços do Concelho, confessando que “não estava a contar”. Valorizou o gesto e agradeceu por ser “um momento que posso guardar e um dia contar aos meus filhos”, disse uma vez que a sua pretensão é “viver em Estarreja”.

O músico recordou alguns dos principais momentos do seu percurso no “The Voice”. Desde a sua prestação na prova cega, onde pretendia “escolher quem virasse primeiro” a cadeira. E entre o Mickael Carreira e a Marisa Lis, ele foi “mais persuasivo e usou das palavras certas” para convencer o estarrejense. Até à grande final em que o seu nome foi anunciado pela Catarina Furtado e ele se ajoelhou em palco. “Foi um misto de emoções, um momento que estava há tanto tempo à espera. Nem me lembro de me ter ajoelhado, perdi as forças ali. Se fosse o Francisco Murta a ganhar, ajoelhava-me na mesma.”

Nesse mesmo dia, regressou à sua terra após a final, para festejar na companhia de amigos e família durante a viagem de autocarro desde Lisboa. “Foram todos animados nos primeiros quilómetros mas depois foram todos a dormir. Foi um dia cansativo”, contou entre sorrisos. “Não dormi nessa noite”, lembrou. “Vim apanhar um ar estarrejense e fui embora” porque esperavam-no em Lisboa os ensaios para a gala de fim de ano.

A sua vida mudou após a participação no “The Voice”, é reconhecido na rua seja na sua cidade ou na capital do país e até por turistas estrangeiros. Agora está concentrado no contrato discográfico com a editora Universal e na definição do seu projeto musical. “O Mickael quer estar presente” na primeira reunião com a editora “para me ajudar”, revelou aproveitando para agradecer ao mentor por “estar sempre presente”.

Essencialmente “quero escrever e cantar as minhas próprias músicas”, em inglês e português. A “Voz de Portugal” deseja que “2017 seja o ano de início de uma carreira que daqui a 20 anos ainda perdure e dê que falar” e, se possível, “gostava de ter o feedback da Adele”, disse em tom de brincadeira mas acreditando que sonhar não custa nada!