Centro de Negócios: Apresentação de Simulador realidade virtual aumentada para ensino de Soldadura

quinta, 19 de janeiro 2017


Um equipamento que permite aos formandos, adquirir conhecimentos práticos de uma forma segura, não intrusiva e extremamente interativa. Estas são resumidamente as particularidades do Simulador realidade virtual aumentada para ensino de Soldadura que será apresentado esta quinta-feira, no Auditório do Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja.

Serão realizadas sessões para o público escolar e uma, às 17h30, destinada a todos os interessados.

A turma de Metalomecânica da Escola Secundária de Estarreja, constituída por 22 alunos, será o público-alvo da sessão da manhã. Ao início da tarde, será a vez dos alunos do Curso de Manutenção Industrial da uniEST – Unidade de Especialidades Tecnológicas de Estarreja utilizarem o Simulador.

A última sessão é aberta a todos os interessados e decorrerá entre as 17h30 e as 19h. A participação é gratuita, sujeita a inscrição obrigatória.

Os simuladores de soldadura apresentam-se como uma ferramenta muito útil para as empresas e entidades de formação. A sua utilização permite reduzir o tempo de formação, visto que os diferentes indicadores apresentados no visor permitem ao formando ver os erros que está a cometer e ações corretivas a realizar. É notável a redução de custos com consumíveis, bem como a redução do investimento, uma vez que o equipamento possibilita formar em vários tipos de soldadura e pode ter lugar em qualquer sala.

O formador pode acompanhar em simultâneo vários formandos através do seu posto de monitorização, bem como gravar o trabalho executado. Uma das grandes vantagens do simulador está relacionada com questões de segurança, sendo um equipamento que não produz lixo, não emite gases/fumos e não existe risco de queimaduras nos olhos.

Os formandos podem, desta forma, adquirir conhecimentos práticos de forma segura, não intrusiva e de maneira interativa, sendo possível intervir de forma imediata, auxiliando assim os participantes.

 

Contactos
GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial de Estarreja
Estarreja Centro de Negócios | Business Center
Eco Parque Empresarial de Estarreja
Email
gade@cm-estarreja.pt | Tel. (+351) 234 918 202