Estarreja vai ter um Centro Qualifica

quinta, 16 de fevereiro 2017

A candidatura de Estarreja à criação de um Centro Qualifica (CQ) ficou em primeiro lugar na NUTS III Região de Aveiro entre oito candidaturas da região, das quais foram selecionadas três. A Câmara Municipal de Estarreja está presente no desenvolvimento deste projeto, sendo um dos parceiros da iniciativa.

Tendo como prioridade a formação e qualificação de adultos, o CQ fará o Reconhecimento de Competências Escolar, bem como o reconhecimento de Competências Profissional nas áreas da Metalurgia e Metalomecânica e da Eletricidade e Energia. Irá funcionar na Escola Secundária de Estarreja em horário laboral e pós-laboral.

O Programa Qualifica destina-se principalmente a maiores de 18 anos e aposta na educação e qualificação pela via da formação qualificante e do reconhecimento de competências profissionais adquiridas, ressuscitando os anteriores Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional, os conhecidos “Centros de Novas Oportunidades”.

“O concelho de Estarreja merece este Centro Qualifica”, afirma Vera Albuquerque, coordenadora do projeto referindo que existe uma quantidade significativa de “adultos que precisam de ver reconhecidas as competências escolares e profissionais” e tendo como base o conhecimento e experiência desenvolvidos anteriormente no antigo Centro Novas Oportunidades do Antuã, que “deu provas de rigor e qualidade”.

Nesta fase que antecede a entrada em funcionamento do Centro, os interessados podem dirigir-se à Escola Secundária de Estarreja, às quintas-feiras, entre as 10h30 e as 12h, ou solicitar mais informações através do endereço eletrónico veralbuquerque@aeestarreja.pt.

Visão: Promover a qualificação numa lógica de valorização, cidadania democrática e desenvolvimento sustentável.
Missão: Responder às necessidades de formação e qualificação de adultos e jovens. Particular atenção a indivíduos portadores de deficiência e minorias.
Valores: Cidadania democrática, sustentabilidade, qualidade, rigor, eficiência e eficácia.
Público-alvo: Adultos que procuram uma qualificação e jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou formação e não estejam inseridos no mercado de trabalho.
Parceiros: Câmara Municipal de Estarreja, SEMA, Juntas de Freguesia, CIRES, CERCIESTA, Projeto ESTA Integra E6G.
Local de funcionamento: Escola Secundária de Estarreja
Horário de funcionamento: Laboral e pós laboral