Obras no Mercado e Feira decorrem a bom ritmo

sexta, 24 de fevereiro 2017


Decorre a bom ritmo a empreitada de Reabilitação do Mercado Municipal de Estarreja que teve o seu início em outubro do ano passado. O Executivo Municipal liderado por Diamantino Sabina visitou na última sexta-feira as obras em curso onde se começam a desenhar os contornos do renovado equipamento municipal e de uma nova centralidade.

É muito satisfatório virmos ao local e começar a ver a configuração do que vai ser o novo Mercado e Feira. Hoje já se vê o futuro que nos espera e nos próximos meses vamos ver, ainda mais, o que será um novo espaço, aprazível, uma nova centralidade e mais uma extensão do centro da cidade de Estarreja”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.

Mais utentes e funcionamento diário

“Uma nova praceta, o tribunal com outro enquadramento, a área mais embelezada e a feira num patamar único”, estes são alguns dos aspetos gerais destacados por Diamantino Sabina quando olha para o futuro desta zona. “Antevejo um movimento que nunca teve e que, pela realidade do mercado e feira, só existia dois dias por semana. A intenção é que a zona do Mercado tenha uma utilização diária. Com esta nova faceta, este será um mercado mais vivo que permitirá outras utilizações”, afirma o autarca.

Um novo centro de encontro e lazer

A área de intervenção é, neste momento, um autêntico estaleiro, mas na zona superior destinado ao Mercado já se descortinam os espaços onde funcionarão os frescos, a carne e o peixe, ou as novas funcionalidades como o restaurante, a churrascaria, café/bar e esplanada. A criação de uma praceta e a demolição do corpo a sul irão tornar o Mercado mais convidativo, abrindo-o à cidade e ao usufruto público.

As modificações introduzidas num edifício que foi projetado em 1960, através da demolição de edificações e a reabilitação de estruturas existentes, tornam o trabalho mais complexo. De qualquer forma, a intervenção decorre dentro da normalidade tendo-se já iniciado a execução de especialidades, tais como a da energia elétrica.

A zona da Feira (espaço descoberto) será totalmente remodelada e contempla cerca de uma centena de lugares, garantindo a permanência dos atuais comerciantes. Para além das melhores condições para feirantes, está a ser criada uma zona aprazível para captar mais visitantes e utentes.

Área verde aumenta mais de 50% e serão plantadas 70 árvores

Uma vertente que fará a diferença neste projeto será a implementação de áreas verdes e ajardinadas. A área verde total terá um aumento considerável de 56%, de 1900 m2 para 2970 m2, e serão plantadas 70 novas árvores e transplantadas 10. Foi necessário abater sete árvores devido ao seu débil estado fitossanitário e 5 palmeiras, que estavam a causar estragos nas infraestruturas de águas e esgotos.

Na área envolvente ao Tribunal Judicial também se opera uma reformulação com aumento de lugares do parque de estacionamento e melhor ordenamento.

Avenida 25 de Abril remodelada

Outra das componentes da empreitada foi a realização das obras de beneficiação da Avenida 25 de Abril, com o objetivo de reforçar a capacidade da rede de drenagem de águas pluviais do arruamento e dos edifícios contíguos. Efetuada em tempo recorde, antecipando o prazo de 4 meses de execução da obra, a via foi reaberta em janeiro, minimizando o impacto que, naturalmente, este tipo de operações implica para moradores e utentes.

As obras em curso nesta zona central da cidade implicam um investimento global de 1.895.567,93€. A empreitada prevê a remodelação integral do mercado coberto (onde funciona o mercado de frescos tradicional) e remodelação total do espaço feira (mercado descoberto). As obras começaram em outubro de 2016 e tem um prazo de execução de 12 meses.

A mudança profunda aposta na revitalização da economia local, através de uma significativa operação de reabilitação urbana.