Quintas de Cinema com o documentário "Hitchcock/ Truffaut"

quinta, 02 de março 2017

Esta quinta-feira, 2 de março, pelas 21h, nas “Quintas de Cinema” do Cine-Teatro de Estarreja, será exibida a longa-metragem “HITCHCOCK/TRUFFAUT” de Kent Jones.

Em 1962, Hitchcock e Truffaut encontram-se longe de Hollywood durante uma semana para esmiuçar os segredos por detrás da encenação no cinema. O filme revive a longa e detalhadíssima entrevista (500 perguntas no total) feita pelo ex-crítico dos “Cahiers du Cinéma”, na altura ainda jovem mas já brilhante realizador francês, ao seu idoso e consagrado colega britânico.

Durante toda essa semana do verão de 1962, viria a resultar no livro “Hitchcock/Truffaut”, que está na origem deste filme. Este documentário ilustra a que pode ser a maior lição de cinema de todos os tempos, levando-nos a viajar pelo universo do criador de Psycho, Os Pássaros e Vertigo.

Kent Jones, autor do filme, convoca realizadores como Martin Scorsese, David Fincher, Arnaud Desplechin, Kiyoshi Kurosawa, Wes Anderson, James Gray, entre outros para falarem da influência daquele que é um dos grandes cineastas da história do cinema.

Após o filme o espaço de debate estará aberto. Na conversa participarão Luís Oliveira Santos e Romena Laranjeira.

Luís Oliveira Santos é docente do Agrupamento de Escolas de Estarreja, arquiteto, fotógrafo e realizador. O seu documentário “A Luz da Terra Antiga” foi nomeado para os prémios Sophia 2013 da Academia Portuguesa de Cinema, distinguido e exibido em diversos festivais de cinema.

Romena Laranjeira é igualmente docente, atriz e Presidente da Direção do CETA- Círculo Experimental de Teatro de Aveiro.

Esta sessão é a terceira de uma série de conversas que vão decorrer no ciclo Quintas de Cinema que garante sessão dupla de filmes.

As “Quintas de Cinema” resultam de uma parceria da Câmara Municipal de Estarreja/ Cine-Teatro e Cine-Clube de Avanca e contam com o apoio do ICA/Ministério da Cultura.