Cuidar da Comunidade e promover a Saúde

Município de Estarreja apoia a Unidade de Cuidados na Comunidade “Nós”

segunda, 13 de março 2017

Prevista no âmbito da criação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, a nova Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) “Nós”, situada no Centro de Saúde de Estarreja, tem por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população.

A Câmara Municipal de Estarreja apoia na divulgação da UCC e dos seus serviços, na cedência de instalações, de transporte e recursos logísticos.

Diamantino Sabina explica os motivos que levam o Município a associar-se a esta medida: “É uma excelente medida do ACES Baixo Vouga e é com grande satisfação que nos associamos à UCC Nós! Estaremos ao lado de todas as iniciativas que surgirem para melhorar as condições de vida dos nossos cidadãos. Em especial quando falamos de Cuidados de Saúde Primários. Esta Unidade é uma clara mais-valia! A proximidade é cada vez mais necessária, nomeadamente pelos cidadãos mais velhos ou dependentes, e a prestação de cuidados na casa do utente será, sem dúvida alguma, de apoiar”.

Atuar em proximidade junto dos que mais precisam

A UCC “Nós” tem competências para prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional, ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando na educação para a saúde e na integração em redes de apoio ao utente e família.

Em Estarreja, a Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) é um dos serviços disponibilizados na recém-criada UCC Nós. A ECCI presta cuidados domiciliários diferenciados por uma equipa multiprofissional. A Promoção da Saúde, a Saúde Materna e a Saúde Escolar são outras vertentes de ação da UCC “Nós” em funcionamento na sede do Centro de Saúde de Estarreja (Rua Almeida Eça, 3860-363 Estarreja).

A unidade de Estarreja é dotada de autonomia organizativa e técnica e integrada numa lógica de rede com as outras unidades funcionais do ACES Baixo Vouga. Reúne uma equipa multidisciplinar que integra enfermeiros, higienista oral, técnico de serviço social, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.

O Protocolo de Cooperação, que visa a definição de ações de cooperação, ao nível técnico, logístico e financeiro, direcionadas para a concretização do plano de ação da unidade, foi assinado em janeiro pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e pelo Diretor Executivo do ACeS do Baixo Vouga, Manuel Sebe.

Carta da Qualidade UCC Nós
UCC Nós