7.º Encontro de Literatura Infantojuvenil "Ser e crescer nas asas da leitura"

O Encontro de Literatura Infantojuvenil promovido pela Biblioteca Municipal de Estarreja decorre no próximo sábado, dia 22. Hoje é o último dia de inscrições.

terça, 18 de abril 2017

O que devemos fazer, enquanto mediadores, para promover o prazer de ler, de forma a proporcionar aos alunos algo mais do que a leitura escolarizada? O tema deste encontro nasce da constatação que a leitura está muito escolarizada, pelo que importa (re)lembrar que o prazer de ler passa por todos nós, mediadores, quer sejamos a voz da escola, da família ou da sociedade, em geral.

Todos nós somos responsáveis pela formação do leitor, daí que estamos a apostar nesta temática da promoção da leitura, do prazer de ler e da formação do leitor e também alicerçar a literacia da leitura e relembrar alguns projetos em torno da leitura. Partilhando algumas conclusões e práticas do que vai sendo feito nas nossas bibliotecas, escolares e municipais, em torno da promoção da leitura.

Programa | 21 e 22 de abril

Dia 21, sexta
Sessões para escolas com a autora Raquel Ramos

Dia 22, sábado
09h30 Receção aos participantes

10h00 La Promoción de la lectura en distintos contextos
Santiago Yubero Jiménez, Subdirector do CEPLI – Centro de Estudios de Promoción de la lectura y literatura infantil

11h00 Intervalo/café

11h15
Letras e números: crescer, ler e aprender com os primeiros livros
Sara Reis Silva, Universidade do Minho

Que leitor(es) queremos? A visão da Rede de Bibliotecas Escolares
Isabel Mendinhos, Gabinete Coordenador da RBE

13h00 Almoço livre

14h30
Pais, Professores, Livros e Leitores: A Leitura Literária como eixo aglutinador de projetos
Lúcia Barros, Professora Bibliotecária e Investigadora

O texto literário e o leitor do século XXI: atividades de leitura orientada
Raquel Ramos, Escritora e Coordenadora Interconcelhia da RBE

15h30 Painel de partilha de boas práticas
Serviço Educativo para a Leitura: portas que abrem caminhos
Ana Cabral, Biblioteca Municipal de Pombal

Sementes de Leitura - A Leitura em voz alta  - Porquê, o quê, a quem, onde, quando e como?
Fernanda Pereira, Professora Bibliotecária do AE Mário Fonseca - Lousada

Bibliotecas e identidades leitoras na Rede de Bibliotecas de Soure
Ângela Varela e Maria José Malo, Professoras Bibliotecárias do AE de Soure

Espalhar o VírusL – o vírus da leitura
Amparo Morais, Professora Bibliotecária do AE de Pardilhó - Estarreja

17h30 Fim dos trabalhos

21h30 Serão de Contos para Famílias com Virgínia Millefiori

Inscrição online obrigatória até 18 de abril (para o dia 22 abril)
Limitado à lotação da sala

Participação: 5€

Destinatários: Educadores, Professores, Professores Bibliotecários, Animadores, Mediadores da Leitura, Bibliotecários, Técnicos de Biblioteca ou outros interessados

Modalidade: Atividade possível de ser Certificada pelo CFIEMO - Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar - como ACD (ação de curta duração). Os interessados devem enviar o requerimento próprio, disponível na Página do CFIEMO, acompanhado de documento comprovativo da presença e do Programa temático da respetiva ação, após a conclusão da ação.

:: Rede de Bibliotecas de Estarreja | Biblioteca Municipal 234 840 614