Quintas de Cinema com o filme em língua gestual “A Tribo”

quarta, 26 de abril 2017

Esta quinta-feira, dia 27 de abril, pelas 21h30, nas “Quintas de Cinema”, no Cine-Teatro de Estarreja, será exibida a longa-metragem “A Tribo”, de Myroslav Slaboshpytskyi.

O filme foi vencedor do Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2014 e do de Descoberta Europeia do Ano no European Film Awards. Uma obra perturbante, poderosa, toda em língua gestual ucraniana, sem legendas, nem tradução.

Um filme cru e violento sobre a exclusão social, com um elenco de atores surdos estreantes. Este filme marca a estreia de Myroslav Slaboshpytskyi, que o escreveu e realizou, em longas-metragens.

A longa-metragem conta a história do adolescente Sergey (Grigoriy Fesenko), um novo estudante no internato que  percebe imediatamente que tem de provar que é digno de estar  sob a proteção do líder do gangue da escola, para sobreviver ileso. Após uma doutrinação de partidas inofensivas de iniciação e ritos, a nova turma de Sergey logo o introduz nas suas atividades comuns de roubo, suborno e prostituição. Se, inicialmente, assimila perfeitamente o seu novo papel na tribo, vai sentir-se comprometido quando se começa a apaixonar pela sua colega - e uma das acompanhantes do gangue - desencadeando uma sequência de eventos incrivelmente diabólicos.

Após o filme o espaço de debate estará aberto. Na conversa participará Rita Carmo, educadora de infância com formação em Língua Gestual Portuguesa.

Esta sessão é a quinta de uma série de conversas que vão decorrer no ciclo Quintas de Cinema.

As “Quintas de Cinema” resultam de uma parceria da Câmara Municipal de Estarreja/ Cine-Teatro e Cine-Clube de Avanca e contam com o apoio do ICA/Ministério da Cultura.