ESTAU entre os melhores festivais europeus

quinta, 04 de maio 2017


“715 festivals from 39 countries received the EFFE Label 2017-2018 as ‘remarkable festivals’ in Europe.” Foi hoje anunciada a listagem dos 715 festivais, de 39 países, premiados com o EFFE Label 2017-2018 por serem festivais notáveis que se realizam na Europa. Um selo de qualidade que promove a excelência e a inovação. E que agora distingue o ESTAU – Estarreja Arte Urbana. O EFFE European Festivals Label diferencia festivais com compromisso artístico, que envolvam as suas comunidades e preservem uma perspetiva europeia e mundial. Assim se desenha o ESTAU, agora reconhecido com este carimbo internacional.

A 2ª edição da iniciativa EFFE European Festivals Label, promovida pela Plataforma Europeia de Festivais – EFFE (sob a tutela da EFA – European Festivals Associations), tem como objetivo eleger os melhores festivais culturais europeus. O EFFE Label funciona como um selo de qualidade que destaca os festivais europeus em especial no que se refere aos valores defendidos pelos seus organizadores: Compromisso Artístico e Abordagens Inovadoras, Envolvimento com a Comunidade Local e Dimensão Europeia e Internacional.

Promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, com curadoria de Lara Seixo Rodrigues, o ESTAU - Estarreja Arte Urbana, que teve a sua primeira edição em setembro de 2016, faz agora parte da comunidade de festivais EFFE. O evento veio dar cor e vida à cidade com pinturas murais, instalações, workshops, conferências, visitas, concertos, performances, num diálogo permanente com o património e com a história local, envolvendo toda a comunidade de forma ativa e apaixonada.

O Júri Internacional da EFFE considera que se trata de uma proposta artística inovadora, especificamente concebida para uma pequena cidade. Sendo um festival muito recente, é já uma referência na arte urbana, no que diz respeito à sua forte internacionalização e interface com várias linguagens artísticas, afirmando-se como uma marca que potencia a transformação urbana e social, através da apropriação e vivência dos espaços público pela comunidade.

Os especialistas destacam as intervenções de elevada qualidade, o bom programa educativo e a abordagem criteriosa à comunidade local. Com o surgimento de eventos semelhantes em todo o país, exige uma identidade forte e distintiva.

Para além de reconhecer a imensa excelência dos festivais nas suas cidades e no contexto europeu, a EFFE é uma porta de entrada na Europa para Festivais Culturais. Tem como objetivo ampliar o conhecimento do que está a acontecer no mundo dos festivais e promover a excelência e a inovação. 

O ESTAU no website da EFFE | Anúncio da plataforma europeia


Conversa “A Transformar a Cidade… O Potencial da Arte Urbana”

A 1ª edição do ESTAU trouxe uma nova cor e vida à cidade. Enquanto se prepara a 2ª edição, partilham-se experiências. Realiza-se esta quinta-feira, a conversa “A Transformar a Cidade… O Potencial da Arte Urbana” com a presença de Sérgio Beltran, um dos fundadores do ASALTO – Festival Internacional de Arte Urbana de Zaragoza. O espanhol vem partilhar a sua experiência, refletindo sobre esta dimensão artística e o seu potencial na reabilitação e transformação urbana e na vivência dos espaços públicos, como espaço de partilha social e de memórias. Esta noite, às 22h, na Casa Municipal da Cultura.