Ria com Pedal adiado para dia 28 de maio

quarta, 10 de maio 2017


Agendado para o próximo domingo, o Ria com Pedal foi adiado para dia 28 de maio, devido às previsões meteorológicas. Associada ao facto do itinerário ser constituído essencialmente por percursos ribeirinhos, a chuva que hoje começou pode dificultar a circulação das dezenas de ciclistas que habitualmente aderem ao evento. 

Por uma questão de precaução, os Municípios de Estarreja e Murtosa decidiram adiar a realização do passeio de bicicleta para o dia 28 de maio, domingo. O Ria com Pedal terá como ponto de encontro o Parque Municipal da Saldida, na Murtosa, por volta das 8h00. Às 09h00, iniciar-se-á o passeio de cerca de 23km, com passagem por lugares emblemáticos do cenário ribeirinho: Esteiro de Estarreja, Ribeiras de Veiros, Cais da Cambeia, Cais do Bico e Ribeira de Pardelhas. 

Esta é já a quarta edição do Ria com Pedal que junta Estarreja e Murtosa no objetivo comum de promover o património natural dos dois municípios e os percursos CicloRia, assim como fomentar a utilização dos meios suaves de mobilidade. 

A iniciativa “Ria com Pedal” tem um cariz anual, com os Municípios da Murtosa e de Estarreja a assumirem, alternadamente, a gestão logística do evento. Também a logística do almoço é assegurada, alternadamente, por instituições de cada um dos Concelhos, cabendo, nesta quarta edição, a tarefa à Associação Cultural e Desportiva do Monte.

Todos aqueles que já se encontram inscritos manterão automaticamente a sua inscrição para a nova data, sendo que a organização devolverá o valor pago pela participação a todos aqueles que não possam marcar presença no dia 28 de maio e manifestem essa intenção à organização.

As inscrições continuarão abertas, até ao dia 26 de maio, online através deste formulário http://bit.do/riacompedalinscricao, nas Câmaras Municipais (Estarreja e Murtosa), no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, Piscina Municipal de Avanca e junto das coletividades sediadas no concelho da Murtosa.

A iniciativa tem o apoio da FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e das associações locais.

Aos cidadãos é feito ainda o apelo para que participem no European Cycling Challenge - ECC2017 e pedalem pelos seus Municípios que estão inseridos na equipa da Região de Aveiro. Durante este mês, cidades e regiões europeias competem pelo estatuto da mais amiga da bicicleta. Sempre que pedalar até 30 km/h no território dos 11 Municípios, estará a contribuir para que a Região de Aveiro alcance os lugares cimeiros da modalidade sustentável na Europa. Recorde-se que na ECC2016, a Equipa da Região de Aveiro ficou em 1º lugar em Portugal. 

Aceda a www.cyclingchallenge.eu e descarregue a aplicação Naviki para o seu smartphone! (veja aqui o tutorial).

 

Ria com Pedal - Programa 

Partida / Chegada e Almoço na Murtosa - Parque Municipal da Saldida 

[8H-9H] Secretariado (Confirmação de inscrição e entrega do KIT)

[9H] Passeio 

[12H] Almoço e Convívio no Parque Municipal da Saldida 

INSCRIÇÕES: 5€ com direito a almoço, t-shirt e seguro (os fundos revertem a favor da Associação Cultural e Desportiva do Monte)
Murtosa: Câmara Municipal | Piscinas Municipais
Estarreja: Complexo de Desporto e Lazer | Piscina Municipal de Avanca | Gabinete de Apoio ao Munícipe
+INFO cdl@cm-estarreja.pt | 925651655