Estarreja, cidade do cérebro, acolhe evento das neurociências

quarta, 24 de maio 2017


“Brain City, porque não?” Estarreja afirma-se no campo das neurociências com a realização da primeira Brain Week - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia em território nacional, que terá neste concelho o seu epicentro. O evento coorganizado pela Câmara Municipal de Estarreja e pela Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) terá início na próxima quarta-feira, dia 31 de maio, e inclui a realização do XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia. 

Durante a conferência de imprensa de apresentação que se realizou ontem à tarde, na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, lembrou o desafio lançado há dois anos para que Estarreja fosse o palco do Congresso Nacional da SPNR aquando dos 90 anos da invenção da Angiografia Cerebral pelo cientista nascido em Avanca. “Estarreja e o seu patrono, único Prémio Nobel da Medicina português, merecem-no e, em boa-hora, levamos a bom porto esta parceria valiosíssima que temos com a SPNR”, evidenciou o autarca. 

Aproxima-se uma “semana de intensa atividade para a comunidade médica e não só” e Estarreja continua de portas abertas para “acolher encontros como este, do foro científico” e com a presença de dezenas de especialistas. Para Diamantino Sabina, Estarreja está a dar os primeiros passos para se tornar numa Brain City, ambição para a qual espera ter a anuência dos parceiros e comunidade médica.

Evento inaugural

O Presidente da Brain Week’2017, Pedro de Melo Freitas, e em representação da SPNR, reforçou que este “evento inaugural em Portugal” é um “desafio que decidimos assumir em parceria com o Município de Estarreja” e “não acontece por acaso na terra do pai da neurorradiologia e que trilhou outros caminhos nas neurociências”. Com epicentro no município estarrejense, é no eixo de Estarreja, Aveiro e Santa Maria da Feira que se reunirá “a comunidade médica e hospitalar” e “juntando todas as neurociências”.  

Comunidade é chamada a participar 

A Brain Week apresenta quatro vertentes essenciais: científica, com realização de colóquios, palestras e o congresso; formativa e académica, com o “envolvimento das academias e escolas de medicina, trazendo as universidades a Estarreja”; da história de medicina, estando prevista a apresentação de livros e a assinatura de protocolos; e sociocultural e solidária, direcionando para a população informação específica e sensibilizando para determinadas patologias, como esclerose múltipla, AVC ou demência.

Neste ponto, Pedro de Melo Freitas salientou que irão realizar-se colóquios abertos à população, permitindo que se “quebrem barreiras” e se estabeleça um “contacto com as ciências”, para além da organização de uma caminhada solidária STOP AVC, sessão de cinema e tertúlia, exposições e concerto solidário com Jacinta. Existem um conjunto de iniciativas de acesso gratuito e abertas a todos os interessados. O programa está disponível neste link.

Egas Moniz está presente em cada vida salva com recurso à Angiografia

Destacando a atribuição do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia, que será entregue no dia 2 de junho, após a Sessão Solene do Congresso Nacional (18h, Cine-Teatro de Estarreja), Pedro de Melo Freitas sublinhou que a Angiografia Cerebral é, 90 anos depois da sua invenção por Egas Moniz, “mais utilizada do que nunca, é porventura o meio de diagnóstico que mais perdurou na História das Neurociências e estar nesta Casa Museu Egas Moniz a falar disto é estar a falar da história da medicina, mas mais do que isso, é estar a falar da realidade atual dos nossos hospitais”.

Assim se enaltece o Homem e a Obra que transcende o Homem. “Hoje em dia, Egas Moniz está presente em toda a vida que é salva, quando se utiliza a sua Angiografia Cerebral, nos hospitais nacionais”, disse o médico, naquela que é “uma verdade inquestionável na comunidade científica”.

“A 1 de janeiro de 2015 todos os estudos internacionais validados pela Organização Mundial de Saúde deram como provado que o método de Egas Moniz é a técnica de escolha para o tratamento do AVC – Acidente Vascular Cerebral isquémico na obstrução dos grandes vasos quando utilizada nas primeiras 6 horas após a ocorrência dos sintomas”, salientou Pedro de Melo Freitas. 

 

O programa da Brain Week e do Congresso Nacional de Neurorradiologia está disponível no website da SPNR

A Brain Week 2017 - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia é um evento inaugural que decorrerá nas cidades de Estarreja, Aveiro e Santa Maria da Feira, entre 31 de maio e 6 de junho. O programa está linha com os recentes desígnios da investigação em Saúde e da formação médica, designadamente na área das Neurociências, contando com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e de todas as faculdades de Medicina nacionais.

Inserido na Brain Week, decorrerá em Estarreja o XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia, entre 1 a 4 de junho, que celebra o 90.º aniversário da primeira angiografia cerebral realizada por Egas Moniz em 1927. 

Casa Museu Egas Moniz, Cine-Teatro, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e Ciclo Criativo são os equipamentos municipais que irão receber atividades do evento, entre 31 a 6 de junho.