Estarreja representa a região em concurso regional de ideias

quinta, 08 de junho 2017

Qual a solução para um problema que provoca cinco acidentes por dia com ciclistas em Portugal, muitas vezes causados pela má sinalização da bicicleta? Na “vanguarda da segurança rodoviária”, o COLTEC - Colete Tecnológico foi criado para garantir segurança e visibilidade para os ciclistas.

A ideia das alunas estarrejenses Andreia Mané, Beatriz Rodrigues, Soraia Santos e Gizela Aguiar, do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão da Escola Secundária, foi a grande vencedora do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que decorreu esta semana no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, as equipas de Sever do Vouga e Ovar.

Hoje, em Coimbra, a equipa estarrejense representa a Região de Aveiro no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2017, promovido pela CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Uma solução inovadora de “Wearable Technology” ao serviço da Segurança Rodoviária.

O “COLTEC, Colete Tecnológico – Weareble Technology ao serviço da segurança rodoviária” foi concebido no âmbito do projeto municipal “Empreendedorismo na Escola” com o objetivo de resolver um problema de insegurança nas estradas. A ideia já tinha sido bem-sucedida no Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016, ao vencer o prémio patrocinado pela DOW Portugal em janeiro deste ano.

O Vereador da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, considera que “os resultados que os alunos estão a atingir nos diversos concursos são a consequência do trabalho, em parceria, de inovação, de motivação e de implementação de uma nova cultura que se lhes oferece, com vista a uma educação de qualidade, desenvolvendo competências que melhor respondam à sua formação, à comunidade e os preparem para um melhor futuro profissional.”

Estarreja está a formar jovens empreendedores, transmitindo o conhecimento e as ferramentas necessárias que possam ser úteis para o seu futuro.

“Empreendedorismo na Escola” é uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e o Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária. A edição deste ano inclui atividades destinadas a todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário.

Recorde-se que o projeto InovArraiolos, desenhado e consolidado no 1º Bootcamp e vencedor do Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2015, alcançou o 1º Prémio INOVA 2015, sendo considerado o Melhor Projeto a Nível Nacional.

Em 20016, a campanha de crowdfunding “Sabor a Agrião”, que atingiu 117% de financiamento, foi um exemplo paradigmático de um projeto de empreendedorismo social, iniciado pelos alunos, que envolveu a Escola Secundária de Estarreja, uma IPSS e a comunidade. Teve a sua génese na Academia Empreendedora e no Bootcamp de Empreendedorismo, onde o grupo de estudantes desenvolveu o projeto de empreendedorismo social “SMOBILIZE-Viver com dignidade” e venceu o concurso Jovem Empreendedor desse ano.

Ainda em 2016, a ideia classificada em 2º lugar no Concurso Jovem Empreendedor, BicycleProtected, alcança também um segundo lugar, na seleção da CIRA ao Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas.

O projeto EKOTREE, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem, foi estruturado em ideia de negócio pelos alunos no Bootcamp de Empreendedorismo, tendo recebido uma menção honrosa no Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016, e tendo sido finalista na da 13ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola".

Fotografia de Ricardo Carvalhal