Marchas de Santo António animam a cidade esta noite!

segunda, 12 de junho 2017

As Festas de Santo António, da Cidade e do Município vivem um dos seus pontos altos! Na véspera do feriado municipal, 9 grupos desfilam nas Marchas Populares, com início às 21h30 na Avenida 25 de Abril. As entradas são livres. Os grupos são provenientes de todas as freguesias e envolvem mais de sete centenas de participantes, tratando-se de uma manifestação típica também marcada pela amplitude de idades dos seus desfilantes.

Organizadas pela Câmara Municipal, as marchas ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade.

Grupos participantes (por ordem de desfile) e temas
. Associação de Pais da EB Visconde de Salreu “Os Descobrimentos”
. Fundação Cónego Filipe de Figueiredo “Estarrejenses pelo Mundo”
. GS Morenos “De Estarreja para o Mundo”
. Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes “A Faina da Sardinha”
. Samba Tribal “Os Descobrimentos Portugueses”
. Unidos do Agro “Os Bombeiros”
. ACRES Vai Quem Quer “As Sevilhanas”
. GRESFA  “Os Pescadores da Ribeira”
. Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense  “A Marcha da Brincadeira”

O desfile começa às 21h30 e percorre a Av. 25 de Abril e Alameda do Parque Municipal. A noite continua com um baile com a Banda Kremelin.

As irresistíveis Tasquinhas

Também de gastronomia se fazem as festas e hoje é o último dia para provar os pratos mais tradicionais. A Tenda das Tasquinhas instalada no Parque do Antuã recebe o certame e não há quem não passe por lá durante estes dias. As 12 Tasquinhas de gastronomia regional, dinamizadas pelas coletividades locais, servem os pratos típicos numa proposta irresistível. No concurso "Melhor Prato", o júri rendeu-se à Sopa de Enguia, da Tasquinha dos Pimpões.

Valorizar a identidade municipal!

No feriado municipal, dia 13, realiza-se às 15h00, no Cine-Teatro de Estarreja, a Sessão Solene do Dia do Município. Assinalando o Dia do Município, como forma de exaltação da comunidade, do ego coletivo, são distinguidas com Medalha de Mérito Municipal personalidades ou entidades que contribuam ou tenham contribuído para o desenvolvimento e dignificação do concelho de Estarreja. Em sessão solene, é ainda prestada homenagem a atletas e clubes que se tenham sagrado campeões nacionais, aos melhores alunos e aos trabalhadores da Câmara Municipal que se aposentaram e os que comemoram 25 anos de serviço.

Pelas 17h00 terão início, na Praça Francisco Barbosa, as Cerimónias Religiosas em homenagem ao Santo António com Eucaristia que este ano se realiza na Praça Francisco Barbosa, seguida de Procissão Solene.