Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo no Município de Estarreja - 2017

Sessão de Abertura: 17 julho, 10h00, Biblioteca Municipal

segunda, 03 de julho 2017

A 11ª edição do projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja" arranca no próximo dia 17 de julho, segunda-feira. Os interessados em participar devem inscrever-se até dia 12 de julho no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

As inscrições estão abertas até dia 12 de julho, quarta-feira, e dirigem-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos e que preencham os requisitos do projeto “Estarreja Compartilha”. Vigiar, limpar, proteger e sensibilizar as populações para a importância da defesa da área florestal é a missão destes jovens Guardiões da Floresta, pelo 11.º ano consecutivo.

A iniciativa avança no dia 17 com uma formação com elementos especializados do Gabinete Técnico Florestal da Autarquia,  da  GNR – SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) e dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. No dia seguinte e até 11 de agosto, em pleno período crítico de incêndios florestais, os jovens voluntários serão distribuídos por dois turnos - 17 a 31 de julho e 1 a 11 de agosto - que funcionarão diariamente entre as 10h e as 16h. A sessão de encerramento e balanço está agendada para 11 de agosto às 14h30 na Biblioteca Municipal.

Este programa de voluntariado jovem para as florestas é promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e visa a vigilância da área florestal do concelho. Está no terreno desde 2006, atraindo cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho.

Além de ser uma mais-valia para os jovens participantes, a floresta muito agradece a chegada de mais uma edição da atividade.

Descrição do projeto