Começa hoje a 3ª Campanha Arqueológica do Castro de Salreu

As escavações iniciam-se hoje e terão lugar até 4 de Agosto e envolverão uma equipa de cerca de 40 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e outros colaboradores.

segunda, 10 de julho 2017


Os trabalhos neste importante sítio arqueológico do concelho foram iniciados em 2011 e permitiram já identificar importantes vestígios da ocupação do local há cerca de dois mil e quinhentos anos, designadamente restos das estruturas em pedra e terra que delimitavam o povoado, assim como parte de uma estrutura provavelmente habitacional e fragmentos de louça e outros objetos utilizados à época.

Depois de no ano passado terem sido encontrados mais vestígios da ocupação do local cinco séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, época anterior à vinda dos romanos, tais como restos de cabanas, cerâmicas e utensílios, as expectativas para esta nova campanha são mais elevadas.

Sob orientação de arqueólogos do Centro de Arqueologia de Arouca, os trabalhos contam com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja e têm associado um programa de voluntariado que reuniu participantes não só do concelho, como de municípios vizinhos e até do estrangeiro, como é o caso de Espanha e Brasil. 

O voluntariado em escavações arqueológicas é um trabalho especializado, como é próprio de uma atividade científica, mas que qualquer um, com o devido enquadramento e apoio técnico de um especialista pode desempenhar.

 

Veja aqui as imagens da última campanha.