Câmara de Estarreja oferece viatura de emergência aos Bombeiros Voluntários

segunda, 24 de julho 2017

Uma prenda pelos 93 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. A Câmara Municipal de Estarreja financiou a aquisição de uma nova ambulância, que foi inaugurada durante as comemorações do aniversário, no passado dia 15 de julho, com a presença do Presidente da Câmara, Diamantino Sabina, e do Presidente da Associação Humanitária, Marco Braga. Esta é a primeira vez em quase um século de história da corporação que o Município oferece uma viatura de socorro aos bombeiros.

O valor global do custo da viatura, com a adaptação de todos os equipamentos obrigatórios e ainda alguns equipamentos opcionais, foi de 56.500€, financiados na totalidade pela Câmara Municipal de Estarreja.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, que completou 93 anos de história a 13 de julho de 2017, tem assumido um papel fundamental como entidade de proteção civil do Município de Estarreja, conforme refere o protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades e que estabelece o apoio financeiro destinado a uma viatura de emergência adaptada a ambulância do tipo B.

A autarquia está atenta às necessidades e à importância dos bombeiros estarrejenses, que prestam um serviço de manifesto interesse público para o concelho, garantindo a salvaguarda das missões ligadas à proteção de pessoas e bens.

A real necessidade de socorro aos cidadãos, com a qualidade exigida, implica recursos humanos e financeiros, aos quais a Associação Humanitária não tem capacidade para fazer face por si só, refere o documento.

Durante o aniversário, foram inauguradas outras três viaturas: de combate a incêndios oferecida pela Nestlé e readaptada com o apoio da Transportes J. Amaral; de transporte de doentes suportada pela instituição; de comando e operações financiada pelo concurso de pesca da corporação.