Delegação de competências nas Juntas de Freguesia: Obras já são visíveis no terreno

A Câmara Municipal de Estarreja financia a realização de empreitadas promovidas pelas Juntas de Freguesia, no âmbito da delegação de competências, atribuindo a verba necessária para que as obras sejam realizadas nas freguesias. Até ao final do ano prevê-se um investimento municipal de 1,1 milhão € e a realização de mais de 100 intervenções em ruas, lavadouros, rede hidrográfica e habitação social.

sexta, 25 de agosto 2017

Na ronda pelas obras já concluídas nas freguesias, pode-se destacar o alargamento da Rua Marques Rodrigues, em Beduído, onde também foram terminados os trabalhos de pavimentação das Travessas do Aceiro e do Calado, da Viela da Teixugueira e o alargamento da Rua da Areosa do Norte. Em Veiros, beneficiou-se a Travessa de Santo António e o Caminho das Cardosas.

Em Canelas e Fermelã, foram arranjados os caminhos a Sul da Vala entre a Ponte do Caminho de Ferro e o Porto e a Sul do Rio Jardim. No Esteiro entre a vala do Ribeiro e a Ponte do Porto e na Foz do Rio Jardim foram instalados equipamentos hidráulicos. Já foi também dado início à construção do Largo da Corga em Fermelã.

Já a beneficiação do Mercado de Pardilhó é uma das obras mais representativas nesta freguesia. Em Salreu, para além da Rua da Ladeira Sul, foram intervencionadas a Rua do Areeiro, as Travessas de Campinos e Artur Páscoa e a Rua do Feiro. Para além das várias intervenções previstas, em Avanca estão a decorrer as obras de beneficiação da Rua do Sobreiro.

O bolo global de 1,1 milhão €, atribuído pela Câmara Municipal de Estarreja às Juntas de Freguesia em 2017, resulta das comparticipações atribuídas para a concretização das obras inscritas nos contratos interadministrativos e os valores protocolados nos acordos de execução referentes à limpeza de vias e espaços públicos e gestão de espaços verdes.

Ou seja, para além dos trabalhos de manutenção na limpeza de vias e espaços públicos e gestão de espaços verdes, a parceria entre Câmara e Juntas prevê a realização de mais uma centena de intervenções em todo o território concelhio e de natureza diversa: obras em arruamentos, passeios, lavadouros e fontanários, aquedutos e drenagens, requalificação da rede hidrográfica e projeto habitação freguesias.