REDUÇÃO DO CUSTO DO RAMAL DE ÁGUA

quinta, 08 de maio 2003

A Câmara Municipal aprovou uma proposta do senhor Presidente no sentido de se proceder à em 50% redução do custo de ramal de água, desde que requerido no período de 13 de Maio a 31 de Dezembro do corrente ano no concelho de Estarreja. Considerando o atrás exposto PROPONHO que seja reduzido em 50% o custo do ramal de água, desde que requerido no período de treze de Maio a trinta e um de Dezembro do corrente ano A proposta aprovada apresenta o seguinte teor: “Ao longo dos anos a Câmara Municipal tem vindo a confirmar a má qualidade das águas subterrâneas do Concelho, principalmente no que diz respeito à sua bacteriologia e à contaminação por Nitratos (generalizada em toda a região litoral centro). Também é preocupante a possibilidade da contaminação por pesticidas e herbicidas, mas esta não tem sido avaliada, por envolver custos de análise muito elevados. Estes problemas têm causas bem conhecidas que vão desde a falta de infraestruturas adequadas de saneamento básico à adubação excessiva dos terrenos agrícolas, passando pelas limitações de grande parte das unidades agropecuárias existentes. As contaminações de origem industrial, tendo características distintas e um âmbito muito restrito geograficamente (na envolvente do Complexo Industrial de Estarreja e por outro lado, através do Rio Antuã, com origem em concelhos vizinhos), não foram consideradas no âmbito do levantamento efectuado. Por tudo isto, a Câmara Municipal considerou prioritária a construção das redes de abastecimento de água. Contudo, apesar de todo o investimento efectuado, ainda hoje, passados alguns anos desde a conclusão das redes, a taxa de atendimento situa--se apenas nos 50% da população, o que é manifestamente pouco. Os motivos para este estado de coisas são vários, mas os custos relativamente elevados do processo de ligação têm um peso considerável na opção de não ligar à rede de águas, assim como algum desconhecimento ainda existente no tocante à efectiva má qualidade dos aquíferos em toda esta região. No seguimento da Iª Semana do Ambiente, e com o objectivo de sensibilizar a população para a conveniência da ligação à rede de abastecimento de água, foi levada recentemente a cabo uma campanha de avaliação sumária da qualidade da água de 50 poços/furos particulares em todo o concelho, de munícipes sem ligação à rede. A maior parte dos proprietários inquiridos referiu que não utiliza aquela água para beber, mas apenas para cozinhar e para lavagens, o que é significativo relativamente à situação de alguns anos atrás, em que as pessoas atestavam com convicção a boa qualidade da água dos seus furos e poços. Dos resultados apresentados conclui-se que a qualidade das águas é bastante má por todo o Concelho, com contaminação bacteriológica e por Nitratos, sendo nalguns casos desaconselhada a sua utilização mesmo para cozinhar. “