Exercício nacional A TERRA TREME

Câmara Municipal marca iniciativa com simulacro na Escola de Salreu

quinta, 12 de outubro 2017

O exercício nacional A TERRA TREME realiza-se esta sexta-feira, dia 13 de outubro (Dia Internacional para a Redução de Catástrofes), pelas 10h13. Em Estarreja, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) está a promover uma ação pedagógica no Centro Escolar de Salreu que culmina com um simulacro com a participação de toda a escola.

A iniciativa A TERRA TREME é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

O Centro Escolar de Salreu aderiu à iniciativa e toda a escola vai participar, após a preparação dos 251 alunos que decorreu ao longo desta semana. Para além de terem visualizado o filme “Quando a Terra Tremer”, os alunos exercitaram procedimentos e gestos seguros e treinaram a evacuação para os respetivos pontos de encontro. Esta quinta-feira realizou-se ainda o exercício geral de preparação.

Amanhã, à hora estabelecida pela ANPC cada sala irá fazer os gestos que aprendeu e será feita evacuação para os pontos de encontro. Após o exercício, as crianças serão convidadas a participar numa conversa com a proteção civil para tirar dúvidas e numa Mostra de Meios que reúne os Bombeiros Voluntários de Estarreja, a GNR, o SMPC e o CDOS Aveiro.

Todos devem participar!

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. E para que possamos acompanhar os participantes em todo o país, convidamos para que façam o seu registo na zona dedicada deste site.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!