Único no país, o Prémio Nobel da Medicina foi atribuído a Egas Moniz há 68 anos

sexta, 27 de outubro 2017


O dia 27 de outubro de 1949 é um marco na história de Portugal que recebia pela primeira vez a mais prestigiante distinção internacional. O mérito foi de Egas Moniz, galardoado com o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, único no país.

 

O cientista nascido em Avanca é indiscutivelmente um dos nomes da medicina mundial e uma figura multifacetada. António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de novembro de 1874 — Lisboa, 13 de dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial. O médico português é, ainda hoje, considerado o precursor das modernas técnicas da imagiologia cerebral e da psicocirurgia, ao conceber a angiologia cerebral e a leucotomia pré-frontal.

 

Foi a descoberta da leucotomia pré-frontal que lhe valeu o reconhecimento mundial com o Prémio Nobel, um galardão atribuído àqueles que tenham prestado um valioso contributo à humanidade. Em 1935 desenvolveu aquela operação cirúrgica de corte da substância branca dos hemisférios cerebrais, com vista a tratar doenças mentais como a esquizofrenia e certas psicoses. Esta foi a técnica pioneira da psicocirurgia, isto é, do tratamento de problemas psiquiátricos graves através da manipulação orgânica do cérebro. Na época, não havia outras formas de tratamento e aliviamento dos sintomas das esquizofrenias severas.

 

O primeiro português a receber um Prémio Nobel permanece ainda como o único Nobel português atribuído no domínio da Ciência. Por motivos de saúde Egas Moniz não se deslocou à Suécia para receber o galardão, tendo a cerimónia decorrido, excecionalmente, na sua casa de Lisboa.

 


Visite a Casa-Museu em Avanca!

Intimamente relacionado com o percurso e a vida do investigador, a Casa Museu Egas Moniz, situada em Avanca, foi construída em 1915 sobre os alicerces da modesta casa rural de família, com arquitetura de Ernesto Korrodi. Foi o berço e posteriormente casa de férias do cientista.

 

Informações
Diretora: Rosa Maria Rodrigues

Contactos: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt 234 884 518 | 967 128 579

Morada: Rua Prof. Doutor Egas Moniz, 3860 078 Avanca

 

Venha de comboio! O percurso a pé da estação de caminho-de-ferro à Casa Museu dura cerca de 10 minutos.

 

Horário
Terça a sexta 9h-12h/ 13h30-16h30 | Sábados e domingos 14h-17h
Encerra às segundas e feriados

Ingresso 2€ [Gratuito para portadores do cartão-jovem, estudantes e professores]

Visitas de estudo: marcações por telefone

 

+ INFO www.casamuseuegasmoniz.com