A revista que retrata o passado de Estarreja comemora 1 década

Volume 11 da “Terras do Antuã” é apresentado amanhã, às 16h

sexta, 17 de novembro 2017


A Câmara Municipal de Estarreja apresenta este sábado, dia 18 de novembro de 2017, pelas 16h, nos Paços do Concelho, a 11ª edição da Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja. A sessão tem entradas livres.

 

Conclui-se uma década a reunir histórias perdidas e memórias desconhecidas. Nos 10 primeiros números da Revista Terras do Antuã, recuperaram-se muitas histórias e factos ignorados, escritos em 2500 páginas, onde foram publicados 136 artigos e 1400 fotografias, com a participação de 74 autores.

 

As temáticas sucedem-se ao longo dos 10 números da revista cuja primeira edição aconteceu em 2007. Património naval, religioso ou cultural, famílias e personalidades marcantes, empresas e edifícios históricos, o incontornável Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz, ensino primário, coletividades centenárias, emigração desde finais do século XIX, a chegada da energia elétrica, invasões francesas, monarquia, Idade Média, revoltas populares…

 

Os assuntos são diversificados e em comum têm um objetivo: perpetuar as memórias, preservar e valorizar o património, o passado e a história do município de Estarreja. Esta aventura tem permitido uma descoberta permanente que acentua a identidade local, além do legado que representa para as gerações futuras.

 

O volume número 11 terá na capa o edifício apalaçado onde hoje funciona a Biblioteca Municipal de Estarreja, outrora designada Casa dos Leites. Um notável exemplar arquitetónico de feição neoclássica, mandado construir por Joaquim Maria Leite e seu irmão (emigrantes no Brasil – Belém do Pará), no final do século XIX. A revista de 2017 contém 14 artigos, escritos por 18 autores.

 

Consulte neste link as edições lançadas desde 2007 

 

Artigos da edição de 2017

 

. CARLOS PINTO DE SOUSA - UM AUTODIDATA DO CRESCIMENTO CULTURAL António Augusto Silva

. UMA ALDEIA DE HÁ DOIS MIL ANOS - UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO E A SUA INVESTIGAÇÃO António Manuel Silva, Gabriel R. Pereira, Sara Almeida e Silva e Paulo A.P. Lemos

. A PEDRA DE ARMAS DA “CASA DO COUTO”, EM SALREU Delfim Bismarck Ferreira

. PALACETES EM ESTARREJA Domingos Tavares

. MEMÓRIAS DO QUOTIDIANO – EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO José Gurgo e Cirne

. O PATRIMÓNIO BIBLIOGRÁFICO DE ANTÓNIO MADUREIRA – CASA-MUSEU MARIETA SOLHEIRO MADUREIRA EM ESTARREJA Juliana Cunha

. TAVARES RESENDE DA CASA DE S. BERNARDO DA CONGOSTA EM AVANCA – ESTARREJA, AVEIRO Luís Cardoso Menezes

. OS CONCELHOS DE ESTARREJA E MURTOSA NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA (1914-1918) Marco Pereira

. ESCULTURA DEVOCIONAL NA IGREJA MATRIZ DE AVANCA Maria Clara de Paiva Vide Marques, António Cruz Leandro e Luís Alberto Casimiro

. FORAL DO ANTUÃ: DOCUMENTOS AUTÊNTICOS QUE O TROUXERAM ATÉ HOJE Norvinda Leite

. UMA CARTA Sérgio Paulo Silva

. JOAQUIM MARIA LEITE Teresa Cruz Tubby

. EMIGRAÇÃO ESTARREJENSE NO ANO DE 1906 Teresa Cruz Tubby e Valter Santos

. SAUDADES, EGAS MONIZ – UM PERCURSO – 90 ANOS DA ANGIOGRAFIA CEREBRAL (1927-2017) Rosa Maria Rodrigues