Férias cá dentro para 200 crianças e jovens

Programas municipais apoiam famílias durante as interrupções letivas

sexta, 29 de dezembro 2017

Quase 200 crianças e jovens participam nos programas municipais de ocupação de tempos livres, que decorrem durante as férias de Natal até dia 2 de janeiro de 2018.

A pensar nas famílias e enquadrados na estratégia municipal de coesão e desenvolvimento social, a Câmara Municipal de Estarreja disponibiliza dois programas específicos destinados aos alunos durante as interrupções letivas: as AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família, destinadas às crianças do ensino pré-escolar, dos 3 aos 6 anos, e as Férias Ativas, com campos específicos para as crianças dos 6 aos 10 anos e para jovens dos 11 aos 15 anos de idade.

Durante esta interrupção letiva do Natal, 185 crianças e jovens estão a usufruir destes programas, que incluem atividades lúdicas e pedagógicas diversificadas, tais como cinema, visitas, oficinas, atividades desportivas e culturais, entre outras.

No caso das AAAF, a taxa de participação é determinada de acordo com as condições socioeconómicas da família. No que toca às Férias Ativas, a taxa de inscrição é de 8€/dia, com almoço e transporte incluídos. As famílias mais carenciadas beneficiam de uma redução até 75% do valor da taxa de inscrição, dependendo do escalão de ação social escolar em que se inserem. Também os irmãos beneficiam de desconto na inscrição (5€/ dia por participante).

Recorde-se que Estarreja é uma "Autarquia + Familiarmente Responsável". Estes programas criados pela Câmara Municipal são mais um exemplo de boas práticas de política familiar e que têm sido reconhecidas pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas (APFN).