Exposição "Fernando Pessoa" e "Gentes da nossa terra...” com Joakin Pereyra

Artista estarrejense expõe na Biblioteca Municipal

quarta, 17 de janeiro 2018

Um percurso de vida de 65 anos, dos quais 52 dedicados à arte. Joakin Pereyra estará representado na Biblioteca Municipal de Estarreja, a partir de sábado, com a exposição “Fernando Pessoa”. Nesse mesmo dia, a tertúlia "Gentes da nossa terra..." é dedicada ao artista plástico estarrejense.

A exposição "Fernando Pessoa", de Joakin Pereyra, é inaugurada no próximo sábado, dia 20 de janeiro, pelas 15h, na Biblioteca Municipal. A exposição estará patente até dia 24 de fevereiro. Após a abertura da exposição, pelas 16h, realiza-se uma conversa, denominada “Gentes da nossa terra…” sobre a vida e obra do pintor e escultor.

Nasceu em Estarreja a 15 de abril de 1952, tendo frequentado o Curso de Artes Decorativas da Escola Soares dos Reis do Porto e a Escola Superior de Artes do Porto. É um dos artistas mais conhecidos da região e está representado em Espanha, Itália, França, Holanda, Japão, Austrália e Brasil, bem como em várias pinacotecas particulares, tanto nacionais como estrangeiras. Completa este ano 52 anos de carreira.

Há duas décadas, em 1998, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito do Município de Estarreja. A terra que o viu nascer serve de inspiração para muitos dos seus trabalhos. É o autor da escultura em ferro e pedra em homenagem a Santo António, Padroeiro do Município, que recebe todos os que entram pelo lado poente da cidade, na rotunda junto à desnivelada para a Murtosa. Com uma altura de 5 metros, foi inaugurada durante as comemorações do 4º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, em janeiro de 2009.

Dividido entre a escultura e a pintura, Joakin Pereyra vive da arte e para a arte!

Sou Artista Plástico
E vivo de sonhos
E quem não sonha não vive
Fernando Pessoa dizia