A proteção civil somos todos nós

segunda, 12 de março 2018

No seguimento do dia que assinala a importância da Proteção Civil (celebrado a 1 de março), o Município de Estarreja promove, ao longo do mês, várias atividades com o objetivo de sensibilizar a população, com especial enfoque nas gerações mais novas, para a valorização do papel da Proteção Civil.

Tal como já vem acontecendo em anos anteriores, o Município de Estarreja não ficou indiferente às comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. Este ano sob o tema “o papel da proteção civil e das instituições nacionais para uma gestão mais eficiente das catástrofes”, tal como definido pela Organização Internacional de Proteção Civil.

Alunos aprendem a ser agentes da Proteção Civil

Quase 400 alunos das escolas de Avanca, Salreu, Beduído e Veiros participam na ação “Eu sou Agente de Proteção Civil” que decorre até 19 de março. A iniciativa do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) percorre os estabelecimentos de ensino com o objetivo de sensibilizar para os comportamentos a adotar em caso de catástrofes, como sismos e incêndios na escola e florestais.

Também em contexto escolar, o SMPC volta a marcar presença na Feira da Juventude de Estarreja, que decorre nos dias 22 e 23 março. A Escola Secundária de Estarreja será palco de demonstrações, mostra de meios, palestras e espaços expositivos com a presença das entidades de proteção civil.

Dia Mundial da Floresta junta avós e netos

No Dia Mundial da Floresta, 21 de março, o enfoque estará na “Prevenção de Incêndios”. E, mais uma vez, pretende-se criar um encontro de gerações através da ação “Guardiães da Floresta – Floresta de avós e netos”.

O SMPC convida entidades como o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), ambos da GNR, Bombeiros Voluntários de Estarreja e Sapadores Florestais, a fazerem uma demonstração de equipamentos (viaturas e ferramentas) e a interagirem com os participantes.

A iniciativa terá lugar na Quinta do Marinheiro, em Avanca, e terá a participação de mais de 300 alunos, aos quais se juntarão os seniores das várias IPSS.

Esclarecer sobre a limpeza de terrenos

Decorrem nas Juntas de Freguesia, sessões de sensibilização e esclarecimento destinadas às populações locais sobre a obrigatoriedade da gestão de combustíveis em espaços rurais. A última sessão decorre hoje em Veiros.

As entidades que atua a nível local na implementação do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios recebem no dia 15, às 9h30, junto ao Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja, uma formação sobre a “Prevenção de incêndios”, mais especificamente a execução de Faixas de Gestão de Combustível e uso do fogo, que será ministrada pela Associação Florestal do Baixo Vouga (Equipa Técnica e Sapadores Florestais).

» Calendário resumido das próximas atividades

“Floresta Protegida”
12 de março, 17h30, Junta de Freguesia de Beduído e Veiros – delegação de Veiros

Ação de Formação - Associação Florestal do Baixo Vouga