Final Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura

Próximo sábado, às 14h30, na Biblioteca Municipal de Estarreja

​​​​​​​24 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico vão disputar a Final Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que decorrerá no próximo sábado, dia 17, às 14h30, na Biblioteca Municipal. Será selecionado um vencedor por categoria e os finalistas representarão Estarreja nas Finais Municipais em maio.

quinta, 15 de março 2018

Esta é a 5ª edição deste concurso escolar promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que compõem a CI Região de Aveiro.

A iniciativa surge no âmbito do trabalho colaborativo desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

O CIL decorre em 3 fases distintas: uma 1ª eliminatória nas Escolas; a 2ª fase, das Finais Municipais, que decorre na respetiva Biblioteca Municipal; e a 3ª fase corresponde à Final Intermunicipal.

A última etapa é uma prova pública, que este ano se realizará no Centro de Artes de Águeda (CAA), no dia 19 maio, e na qual participarão os concorrentes (1 por categoria) apurados nas Finais Municipais.

Obras selecionadas para a final da Fase Concelhia

. 1º Ciclo - O Morcego Bibliotecário, Carmen Zita Ferreira
. 2º Ciclo – Os Ciganos, Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares
. 3º Ciclo – Trash - Os Rapazes do Lixo, Andy Mulligan

. Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
. Formar leitores, estimulando nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros;
. Incentivar o contacto/ conhecimento de obras e seus autores;
. Promover o convívio entre os participantes;
. Educar para a competitividade saudável entre os participantes.

Após a 1º fase decorrida nas escolas, foram apurados para a final concelhia os seguintes alunos:

1º ciclo

Norberto Miguel Luzes Pais Pinto
Inês Maia

Ensino Secundário
Na 1ª fase os alunos apurados passaram automaticamente à final intermunicipal: Laura Gabriela Olim (efetiva) e Ana Sofia Domingues (suplente)