Estarreja estreita relações económicas com a China

Município de Estarreja e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) assinaram protocolo de colaboração, win win para empresários portugueses e chineses.

sexta, 16 de março 2018

No âmbito do seminário subordinado ao tema “China: oportunidades e desafios”, que decorreu no dia 21 de fevereiro, no Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e o Secretário-Geral da CCILC, Sérgio Martins Alves, assinaram um protocolo de cooperação, que pretende explorar e partilhar informações sobre a caracterização do tecido económico do concelho de Estarreja, com uma visão estratégica para o processo de captação de investimento.

Pretende-se assim que este protocolo resulte em atividades e ações práticas, nomeadamente a criação de encontros empresariais, conferências, seminários, business fóruns e outros eventos de disseminação de informação sobre oportunidades de negócios e investimento.

Culminar da globalização

Diamantino Sabina referiu que este protocolo cria várias oportunidades para “os empresários do município e para quem queira iniciar relações negociais com empresas ou outras entidades chinesas”. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja acrescenta que este protocolo “aproxima os mercados e permite novas regras de cooperação e exploração de sinergias entre empresários portugueses que queiram investir na China, e porventura empresários chineses que queiram investir em Portugal.”

“É importante que os empresários locais saibam que o Município tem um papel ativo e atua como um facilitador entre as várias entidades. A China é um mercado economicamente fortíssimo e numa região como esta, com o Eco Parque Empresarial, o objetivo é tornarmos a nossa indústria cada vez mais competitiva. Deste protocolo poderão eventualmente acontecer geminações empresariais e visitas à China que poderão despoletar oportunidades de negócio. Este protocolo reflete a globalização, e enquanto município, temos um papel ativo na mesma.”

Dinamizar e descentralizar são as palavras-chave

Por sua vez, o Secretário-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa valoriza este tipo de ações junto de várias autarquias em todo o país. “Os investidores chineses continuam ainda muito focados na região de Lisboa e do Porto, pelo que o objetivo é descentralizar a procura de investimento referiu Sérgio Martins Alves, que vê em Estarreja e no seu Eco Parque Empresarial, um “grande potencial”.

A CCILC tem procurado estabelecer parcerias com várias autarquias em todo país, sendo Estarreja o mais recente exemplo.