Casa Museu Egas Moniz abriu há 50 anos

Comemorações começam no dia 10 com visitas guiadas e têm o seu ponto alto com “Há Festa na Quinta”, este fim de semana.

sexta, 13 de julho 2018


No tempo de Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca para as férias de verão, a quinta ganhava vida e as atividades culturais e de lazer sucediam-se. É esse lado carismático da personalidade do cientista que inspira o evento “Há Festa na Quinta”. Entre 13 a 15 de julho, em comemoração do 50º aniversário da abertura da Casa-Museu Egas Moniz, celebra-se o legado que o único Prémio Nobel português da área das neurociências fez questão de legar à sua terra natal.

“Tudo se passa em torno da Casa do Marinheiro”

Renovando o convite a toda a população para que visite a casa onde o cientista viveu a sua infância e passava as suas férias, abrem-se os portões da Quinta do Marinheiro para um conjunto de atividades relacionadas com a valorização da história local, assim como do património cultural, com a sua visitação e, em especial, com o usufruto e vivência dos espaços naturais. 

“Há Festa na Quinta” arranca a 13 de julho, véspera do dia de aniversário da Casa-Museu Egas Moniz, que abriu ao público em 1968 conforme desejo expresso do professor e da sua mulher, Dona Elvira. Até dia 15, diferentes espaços da Quinta do Marinheiro revelam-se através de um conjunto de iniciativas que poderiam ter acontecido no tempo do génio nascido em Avanca.

De 10 a 13 as visitas guiadas ao museu são gratuitas, carecendo apenas de marcação prévia. No dia 13, sexta-feira, será apresentada a 5ª reedição do livro de Egas Moniz, “A Nossa Casa”. Pouco depois, Uma Noite no Museu, noite de pijamas para famílias numa versão “acampamento”, que contará com uma sessão de contos por Ivo Prata. Para esta atividade é necessária inscrição atempada.

Sábado, dia 14, é dia de festa e há um Serão no Marinheiro!

O dia na quinta começa cedo. Canoagem no Lago da Quinta do Marinheiro (11h-13h) e Paddleboard (14h30-18h30), aproximando a quinta ao tempo de Egas Moniz, que utilizava constantemente o lago para os seus passeios de barco em família, primeiro com os irmãos e mais tarde com os sobrinhos-netos. Pelas 15h, há uma Visita Guiada Encenada à Casa Museu (máximo de 20 participantes) e até às 19h pode usufruir das dezenas de jogos tradicionais do Hélder. Voltando ao lado da Quinta do Marinheiro, é ali que hoje se inicia o Percurso BioRia do Rio Gonde. O trajeto de cerca de 3,5km, que se pode fazer a pé em hora e meia, percorre as margens do rio com a típica vegetação ripícola, os moinhos de água, os pinhais e eucaliptais, até à Ribeira do Mourão marginada pelo caniçal. Essa ponte que liga as linhas de água é reforçada nesta edição do “Há Festa na Quinta” havendo a oportunidade de passear de Barco Moliceiro na Ria de Aveiro (16h e 17h). Estas atividades acontecem no sábado e no domingo e algumas carecem de marcação prévia, conforme pode constatar no programa abaixo.

Na noite de sábado, pelas 21h30, há uma recriação história das vivências do Casal Egas Moniz. Neste Serão, Egas Moniz e Dona Elvira, “oferecem” aos seus convidados música clássica, canto e poesia bem como aspetos da cultura tradicional com os quais mais se identificam. Este momento tem a participação do Conservatório de Música de Aveiro, de Mónica de Jesus (Fado), do GATA, da Escola de Artes de Avanca, do Rancho Folclórico as “Tricaninhas do Antuã”, do Clube de Poesia de Estarreja e da Universidade Sénior de Estarreja.

No domingo, mantém-se as mesmas atividades: Canoagem, Paddleboard, Visita Encenada à Casa Museu, Jogos Tradicionais do Hélder e Passeios de Barco Moliceiro. Pelas 16h, a Associação PédeXumbo traz-nos uma oficina de Danças Tradicionais dinamizado por Renata Silva.

Como vê, não falta animação e alegria neste fim-de-semana de festa na Quinta do Marinheiro. “…Tudo se passa em torno da casa do Marinheiro… donde a família provém. Ali todos se juntavam em dias festivos; templo de confraternização, amizade e harmonia que sempre viveu a minha gente.” Egas Moniz, “A Nossa Casa”, 1950

 


[ Programa completo ]

10 ~ 13  - Visitas Guiadas Gratuitas inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt

Sexta-feira, 13
[19H00] Apresentação da Reedição da Obra "A Nossa Casa" de Egas Moniz
[21H00] Uma Noite no Museu… noite do pijama para famílias/versão acampamento. Sessão noturna de contos por Ivo Prata
+info/ inscrição biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt / t. 234 840 614. Limitadas a 25 crianças (com mais de 5 anos e obrigatório o acompanhamento por um adulto)

Sábado, 14
[11H00 - 13H00] Canoagem no Lago da Quinta do Marinheiro
[14H30 - 18H30] Paddleboard (SUP) inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt, até ao dia 10 (máx. 18 participantes/dia)
[15H00] Visita Encenada à Casa Museu inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt (máx. 20 participantes/dia)
[15H00 - 19H00] Jogos do Hélder (jogos tradicionais)
[16H00 e 17H00] Passeios de Moliceiro inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt, até ao dia 10 (máx. 18 participantes/dia) 
[21H30] Um Serão no Marinheiro Recriação histórica de vivências do casal Egas Moniz 
Com a participação do Conservatório de Música de Aveiro, Mónica de Jesus (Fado) do GATA, da Escola de Artes de Avanca, do Rancho Folclórico as “Tricaninhas do Antuã”, do Clube de Poesia de Estarreja e da Universidade Sénior de Estarreja, apresentamos a encenação de um Serão no Marinheiro onde o Casal Egas Moniz ”oferece” aos seus convidados música clássica, canto e poesia bem como aspetos da cultura tradicional com os quais mais se identificavam.

Domingo, 15
[11H00 - 13H00] Canoagem no Lago da Quinta do Marinheiro
[14H30 - 18H30] Paddleboard (SUP) inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt, até ao dia 10 (máx. 18 participantes/dia)
[15H00] Visita Encenada à Casa Museu inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt (máx. 20 participantes/dia)
[15H00 - 19H00] Jogos do Hélder (jogos tradicionais)
[16H00 e 17H00] Passeios de Moliceiro inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt, até ao dia 10 (máx. 18 participantes/dia)
[16H00] Oficina de Danças Tradicionais Dinamização Renata Silva, produção Associação PédeXumbo. inscrição: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt, até ao dia 10 (máx. 40 participantes)