A arte promove a inclusão com o festival DiferenciArte

terça, 04 de dezembro 2018

Agendado para os dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Cine-Teatro de Estarreja, a 6ª edição do Festival de Artes DiferenciArte assenta numa mostra de teatro, dança, artes plásticas e fotografia, que conta com a participação de cerca de uma centena de pessoas com deficiência de várias instituições da área da reabilitação, pautando-se por uma já reconhecida qualidade artística.

Assumindo a diversidade como um valor, o evento promovido pela CERCI de Estarreja pretende sensibilizar o olhar social no respeito pela Diferença, utilizando a Arte como impulsionadora de mudança e como promotora da inclusão social.

A Câmara Municipal de Estarreja apoia o festival. A vereadora responsável pela Área Social e Inclusão, Isabel Simões Pinto, salienta que “entre tantos papéis sociais, a arte também tem a função de incluir. De facto, através de expressões artísticas como a dança, a música, o teatro ou a pintura, percebemos que não há limites à capacidade de quem, por vezes, a sociedade tem ideias preconcebidas acerca das suas capacidades e competências.”

O DiferenciArte procura contrariar preconceitos e “os protagonistas deste Festival, pessoas com deficiência que estabelecem uma relação direta com o público e oferecem espetáculos de indiscutível qualidade artística, sustentam a pretensão da construção de uma sociedade inclusiva. O trabalho desenvolvido pela CERCIESTA no âmbito do Festival de Artes DiferenciArte é, claramente, ímpar nesta construção e um estímulo e uma inspiração para todos.”

DiferenciArte trata-se de uma forte aposta da CERCIESTA em contribuir para a igualdade, cidadania e respeito, constituindo-se como exemplo de boas práticas na construção de uma sociedade inclusiva. O evento tem o cofinanciamento do Instituto Nacional de Reabilitação.

programa

Dia 6, 14h (gratuito)
Ciclo de teatro

Dia 7, 14h (gratuito)