Em Estarreja, o Carnaval é para todos os que o queiram experimentar

Oficina de Clown é a primeira a abrir inscrições

Quarta, 09 de Janeiro 2019


“Mostrar, visitar, experimentar e construir os bastidores do Carnaval” é o mote do Carnaval da Fantasia, uma vertente da programação carnavalesca em Estarreja, que convida toda a comunidade a fazer parte do evento. Ninguém pode ficar de fora e por isso há propostas que pretendem chegar a diferentes públicos. Clown, percussão criativa, figurinos, caracterização e visitas aos bastidores são as atividades que prometem cativar novos “foliões”.

 

Para já, estão abertas inscrições para a Oficina de Clown (que podem ser feitas neste formulário), uma formação técnica limitada a 12 participantes que terão a oportunidade de protagonizar ações de animação no final do curso e já em pleno Carnaval. Dirigida a maiores de 16 anos, esta ação arranca no dia 14 de janeiro e as inscrições abrem hoje.

 

OFICINA DE CLOWN

Local: Multiusos

Início 14 janeiro / todas as segundas de janeiro e fevereiro das 18h às 20h

M/16 \ formação limitada a 12 participantes

O clown é a arte da relação, do envolvimento com o outro. Nesta formação pode aprender mais sobre esta técnica teatral e dar corpo à sua criatividade num espaço de construção de personagens. A busca da comicidade é o mote para a oficina orientada por Eduardo Dias e Ângelo Castanheira que prometem munir os formandos de ferramentas que lhes permitam a exploração do ridículo, burlando o sentido da própria realidade.

No final da formação, os novos ‘clowns’ terão a oportunidade de participar e dinamizar momentos de animação durante a programação do Carnaval.

 

 

Outras propostas do Carnaval da Fantasia 2019

 

WORKSHOP DE PERCUSSÃO CRIATIVA

Local: Multiusos

Sessões: 1, 4, 8, 11, 15, 21 de fevereiro Horário: 21h-23h

Arruada e espetáculo de abertura do Sítio do Carnaval: 22 de fevereiro

Vamos juntar músicos e não músicos, gentes de todos os lugares, pequenos e graúdos! Os workshops são destinados a todos os que queiram participar na Orquestra Toc’Acordar, projeto iniciado em 2016. Junte-se a esta festa que irá culminar numa parada e espetáculo de percussão durante os festejos carnavalescos. Só falta mesmo a sua presença!

 

OFICINA DE FIGURINOS

Local: Multiusos

Início: 16 fevereiro

Vamos transformar peças velhas nos mais divertidos figurinos? Traga a sua peça de roupa ou acessório que já não usa e surpreenda-se! O desafio proposto é reinventar e criar a sua fantasia para desfilar nas divertidas Marchas Luminosas. A orientar a oficina estará Patrícia Costa, designer, figurinista, cenógrafa, que desenvolve trabalho regular na área dos figurinos no Serviço Educativo da Casa da Música. Toda a família pode participar!

 

» No dia 9 fevereiro, a oficina abre as portas para receber todo o tipo de materiais que possam ser reutilizados. Por isso se tiver acessórios, peças de roupa velha ou outros artigos que já não utilize, entregue-os porque do velho faremos novo!

 

FÁBRICA DA FANTASIA Visitas guiadas

Ponto de encontro: Sítio do Carnaval (Parque do Antuã) junto ao Guarda-rios de Bordalo II | Horário - 14h00

Dias 2 e 3 de fevereiro / 9 e 10 de fevereiro / 16 e 17 de fevereiro/ 23 de fevereiro

 

Como é feito o Carnaval? As sedes dos grupos de folia e das escolas de samba são a Fábrica da Fantasia. A visita às sedes revela o processo de trabalho desenvolvido pelos grupos… Embarque nesta descoberta aos bastidores e, sem vergonhas, experimente e viva de perto o ritmo e a emoção do que é fazer e construir o Carnaval.

 

CAMARIM DA FOLIA

Local: Sítio do Carnaval

Dias 24 de fevereiro, 1,3 e 5 de março

Chegou a Estarreja sem uma máscara, um adereço ou uma pintura? Não tem desculpa! Nós temos a solução para que se transforme num verdadeiro folião. Entre neste camarim onde, com a ajuda dos Persil Noir, pode alterar a sua roupa, caracterizar-se ou inventar partidas. Em família, ainda é mais divertido!

 

Inscrição/ participação gratuitas.