Projeto “CHILL4LIFE” vence Concurso de Ideias Inovadoras de Negócio

Estudante da Escola Secundária de Estarreja conquista o primeiro lugar na final do “Concurso de Ideias Inovadoras de Negócio”, integrado no VII Seminário de Empreendedorismo Jovem, que decorreu no passado dia 1 de fevereiro, em Vagos

quarta, 06 de fevereiro 2019

Foi no Centro de Educação e Recreio de Vagos, que Inês Maia, aluna do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão, apresentou o projeto vencedor “CHILL4LIFE”, um berço inteligente, utilizando as novas tecnologias ao serviço dos pais e do bem-estar e segurança dos bebés. O principal objetivo do produto, é detetar situações de perigo para os bebés, em especial as situações que estão na origem da síndrome da morte súbita do lactente (SMSL). O SMSL é a nível mundial uma das primeiras causas de morte no 1º ano de vida.

Este seminário é o culminar do programa de empreendedorismo jovem – TOP, onde os alunos que participaram no TOP Campus Escola, que este ano decorreu no Parque Biológico de Gaia, tiveram a oportunidade de apresentar os projetos.

TOP - PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM

O TOP é um programa de empreendedorismo jovem que pretende fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa, desenvolvido pelos Municípios de Estarreja e Vagos no âmbito do projeto europeu Youth Inclusive Entrepreneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação.

São parceiros europeus deste projeto os Municípios de Cinisello Balsamo (Itália), Karditsa (Grécia), Caracal (Roménia) e Rezekne (Letónia).

Este projeto de educação não-formal conta com a colaboração das escolas de ambos os Municípios, proporcionando aos alunos a possibilidade de interagirem entre si. No Município de Estarreja o TOP é desenvolvido pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja/Núcleo-Clube Empreendedorismo.

TOP CAMPUS ESCOLA

Foram 30 jovens do 12º ano, que participaram na edição 2019 do TOP Campus Escola, que decorreu de 29 a 31 de janeiro, no Parque Biológico de Gaia. Nestes 3 dias de formação intensiva, os jovens tiveram a oportunidade de aprender a transformar as suas ideias em projetos, utilizando as ferramentas empreendedoras: Análise do Problema, Proposta de Valor, Business Model Canvas (Modelo de Negócio), Pitch, Storytelling e digital Storytelling. Os trabalhos foram focados no desenvolvimento das seguintes competências : Visão, Identificar Oportunidades, Valorizar Ideias, Criatividade, Mobilizar Recursos e Pessoas, Aprender pela Experiência, Motivação e Perseverança, Espirito de Iniciativa, Planeamento e Gestão e trabalho de equipa.

TOP CAMPUS NATAL

Nos dias 18 e 19 de dezembro, decorreu na Pousada da Juventude de Viseu, mais uma edição do TOP Campus Natal, onde mais de 25 jovens de Estarreja e Vagos, que frequentam os 10º ou 11º anos de escolaridade. O objetivo desta edição, foi capacitar os jovens com competências empreendedoras, com especial relevo nas competências: Identificar Oportunidades, Valorizar Ideias, Criatividade, Motivação e Perseverança, Espirito de Iniciativa e trabalho de equipa.

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Toda a estrutura do programa TOP, bem como as ações de capacitação definidas nas atividades do TOP Campus, são baseadas no Quadro Europeu de Competências Empreendedoras (EntreComp).

O Quadro Europeu de Competências Empreendedoras, também conhecido por EntreComp, oferece uma ferramenta para melhorar as competências empreendedoras dos cidadãos e organizações europeias. O Entrecomp está dividido em três áreas, 15 competências e 442 resultados de aprendizagem. O Entrecomp foi desenvolvido pela Comissão Europeia, como uma ferramenta para atingir os objetivos definidos na Agenda de Competências para a Europa. A Comissão Europeia pretende com esta iniciativa garantir que, desde cedo, as pessoas adquirem um vasto conjunto de competências, e tirar o máximo partido do capital humano europeu, o que contribuirá para aumentar a empregabilidade, a competitividade e o crescimento na Europa.

O objetivo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Estarreja 2025, no âmbito da aposta estratégia Competitividade e Inovação, é baseada no desenvolvimento de todas estas competências empreendedoras nos jovens.