Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja abre esta segunda-feira

A inauguração do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja (GAE) está marcada para esta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, às 09h30, na Casa Municipal da Cultura, onde está sediado. Este serviço possibilitará aos munícipes estarrejenses usufruir de um serviço de maior proximidade e terão à sua disposição um canal de comunicação gratuito, personalizado e mais adequado para a agilização e resolução de problemas, não obrigando uma deslocação a Aveiro.

sexta, 08 de fevereiro 2019

Os GAE têm por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório. Visam ainda responder às questões inerentes ao regresso e reinserção em todas as suas vertentes: social, jurídica, económica, investimento, emprego e estudos, entre outras.

No caso de Estarreja, o GAE, em particular neste momento, dará essencialmente resposta ao crescente fluxo migratório dado o “drama na Venezuela” - concelho onde sempre se verificou um elevado índice de emigração - e que tem sido o porto de abrigo de centenas de portugueses emigrados naquele país e luso-descendentes.

O gabinete, que surge no âmbito de um acordo de cooperação que foi assinado, no passado dia 11 de janeiro, entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, é um novo serviço da Câmara Municipal, que, inicialmente, garante o horário de atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras, entre às 09h30 e às 12h30, na Casa Municipal da Cultura.

Para mais informações através do e-mail gae@cm-estarreja.pt ou do telefone 234840600.