Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2018/19

Sessão de atribuição esta sexta-feira, pelas 18h00, nos Paços do Concelho

Sexta, 15 de Fevereiro 2019


A Câmara Municipal de Estarreja promove a Sessão da Atribuição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico para o ano letivo 2018/2019, esta sexta-feira, pelas 18h00, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho. 

Com a criação das Bolsas de Estudo do Ensino Superior em 2009, a Câmara passou a auxiliar na formação qualificada dos jovens mais desfavorecidos economicamente. Destinado a estudantes dos 17 aos 25 anos residentes no concelho, este programa anual prevê a atribuição de 10 novas bolsas, com um valor mensal até 125 €, consoante o escalão, durante um período de 10 meses, correspondente ao ano letivo. O programa prevê ainda a possibilidade de renovação de bolsas atribuídas anteriormente. 

A prestação pecuniária é destinada à comparticipação nos encargos inerentes à frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente carenciados. São consideradas como condições preferenciais na atribuição das bolsas o menor rendimento per capita do agregado familiar e o melhor aproveitamento escolar.

A Câmara Municipal entende ser seu dever motivar os jovens a estudar, apoiando financeiramente os que, não obstante as suas capacidades, não dispõem dos meios económicos necessários para tal. Em contrapartida, o bolseiro disponibiliza 80 horas por ano de serviço à comunidade enquadradas em programas municipais.

 

A 10ª edição contempla 29 jovens, incluindo 13 novas bolsas e 16 renovações. O valor global investido pela Câmara Municipal de Estarreja é 24 750.00€. Em 10 edições, foram atribuídas um total de 163 bolsas de estudo.