Mais de 10 mil curiosos esgotam o Grande Corso Carnavalesco deste domingo

Ao fim de longos meses, dias e horas de trabalho, as 5 escolas de samba e 7 grupos de folia de Estarreja pisaram a “Avenida do Carnaval”, apresentaram os seus enredos, figurinos, coreografias, melodias e carros alegóricos, e desfilaram perante uma calorosa plateia de mais de 10 mil curiosos.

segunda, 04 de março 2019


O recinto esgotou para assistir a um espetáculo com mais de 1000 figurantes a transbordar muita alegria, brincadeira, folia, diversão, cor e energia. O tempo ajudou e deixou a criatividade brilhar. 
A abertura do desfile deste domingo ficou a cargo da escola de samba “Vai quem quer” que levou os espectadores a mergulharem numa aventura para conhecer o mundo sob o lema “Em Busca de Aventuras”. “O primeiro grupo de folia a desfilar foi o Gresfa. Cheio de garra contagiou os espectadores  com a animação típica da famosa pista de carros de choque que tão bem caracteriza as festas e feiras populares do nosso país. Seguiram-se os Viscondes com muita “química” à mistura. A segunda escola de samba a deslumbrar foi os Morenos que apostaram no enredo “Viagem ao centro da Terra… em busca do desconhecido” embarcando numa viagem até ao centro do Planeta Terra.  Este ano integrou no seu desfile um grupo da CERCIESTA com o objetivo de mostrar ao público que, mesmo com diferenças, existe a verdadeira inclusão, nomeadamente na comunidade carnavalesca, e esta ala livre apresentou-se com todas as suas capacidades e habilidades num grande espetáculo, onde não há barreiras para a felicidade.

O “drama social e económico” vivido atualmente na Venezuela não foi esquecido tendo sido o ponto de partida para o desfile da Tas´Ku´Ela. Com o tema “Há Roupa na Corda”, as mulheres do grupo Saias & Companhia lavaram a roupa lembrando as lavadeiras no Rio Antuã.

Já o desfile ia a meio e a Tribal aqueceu a festa carnavalesca com o enredo “É Fogo”. No papel de realizadores, os Pimpões enalteceram a sétima arte a preto e branco com um “Um Filme à Moda Antiga”. E porque “Féta é Féta”, os animados cowboys dos Xatiados invadiram a cidade retratando as dificuldades do transporte do gado, tanto para os animais como para os vaqueiros. O Trepa de Estarreja com o tema “Rir é o melhor remédio” encheu de alegria e de gargalhadas a Avenida do Carnaval. Com “Quecados à Primeira Vista”, os Zsazsa’s retrataram o programa televisivo que juntou casais desconhecidos em matrimónio.  A última a desfilar foi a escola Samba Côco de Estarreja que homenageou os reis da música com “Os Heróis no palco”.

E como não há Carnaval sem reis e ao fim de muitos momentos de puro “show” e de milhares de aplausos, o corso fechou com o “carro da realeza” com Néu Felgar e Paula Silva, e os Reis de Palmo e Meio, Lara Maia e Miguel Matos.

Outra aposta ganha foi a transmissão em direto do Grande Corso, nas redes sociais e no Meo Kanal. Com mais de 65 000 visualizações só no Facebook, o Carnaval de Estarreja chegou aos quatro cantos do mundo e permitiu ainda às “gentes da terra”, que por alguma razão ou por outra estão longe do concelho, matar saudades do nosso entrudo estarrejense. E foram muitas as mensagens que foram chegando dos Estados Unidos, de França, da Suíça, do Brasil e de outros países: “Só isto já nos mete de coração cheio de ver a nossa terra.”; “Sem o direto, nós que estamos longe do nosso país, não poderíamos ver. Muito obrigado.”; “A ver o meu rico carnaval em direto de França.”; “Tenho assistido a muitos desfiles em Estarreja, mas acho que este ano supera as expectativas, muita cor, e uma boa organização. Estão de parabéns.”

Amanhã, terça-feira, as 5 escolas de samba juntam-se novamente aos 7 grupos de folia para uma nova atuação no Grande Corso Carnavalesco. Neste Guia do Carnaval  tem toda a informação sobre os desfiles. Quanto a informações sobre venda de bilhetes, está disponível no site do Carnaval.

Esta segunda-feira, o Trio Elétrico “Axé Brasil” vai agitar a noite animando as ruas da cidade, desde a zona dos antigos bombeiros, passando pelos Correios, Praça Francisco Barbosa, Rua Souto Alves, Avenida 25 de Abril. E, finalmente, no Sítio do Carnaval aquecendo o ambiente para o grande concerto dos irmãos Calema, na Tenda do Espaço Folia. Estes espetáculos são gratuitos. 
Programa do Carnaval de Estarreja disponível neste link