Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de violência doméstica

quinta, 07 de março 2019


"O número de mulheres mortas em casos de violência doméstica constitui uma realidade social intolerável e inadmissível.

É uma realidade com raízes profundas, culturais e cívicas, que exige uma ação determinada e a congregação de esforços de toda a sociedade para defender, de forma intransigente, a integridade e a dignidade das mulheres.

Neste combate, é fundamental contrariar a banalização e a indiferença, homenageando e prestando um tributo às vítimas e às suas famílias e assegurando a consciencialização desta tragédia."

Excerto do Decreto n.º 8/2019, de 6 de março, que declara o luto nacional pelas vítimas de violência doméstica no dia 7 de março de 2019

 


"A violência doméstica é uma realidade nacional cada vez mais preocupante, que envolve não só as vítimas, mas, também, todas as pessoas que estão à sua volta, particularmente as famílias e as crianças. 

Estarreja não é alheia a esta realidade e, mesmo que haja apenas uma única situação sinalizada, importa encontrar mecanismos e formas de combater a Violência, protegendo as crianças, e não ficar indiferente. 

Este dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica servirá para agitar consciências e sensibilizar para a importância de contrariar, desde muito cedo, padrões culturais de banalização da violência doméstica". 

Isabel Simões Pinto, Vereadora do Pelouro da Ação Social e Inclusão da Câmara Municipal de Estarreja

 

 

Na imagem: bandeira nacional a meia-haste assinala este dia de luto