Projeto “Avivar Memórias” conta com o contributo das gentes da nossa terra

Colabore com a autarquia partilhando as suas memórias

terça, 12 de março 2019

Ciente da importância da preservação da memória e das fontes orais, o Município de Estarreja está a ouvir as recordações e as memórias das gentes do concelho. Se conhece alguém ou se tem memórias que merecem ser perpetuadas, participe nesta iniciativa e contribua para a defesa do património local e a sua divulgação.

A autarquia iniciou um caminho de recolha de histórias e memórias das gentes da terra com o projeto “Avivar Memórias” – Recolha de Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja, que consiste em identificar os intervenientes, de todas as freguesias do concelho, que possam contribuir, com as suas estórias e memórias para o enriquecimento da história local.

Quem não conhece a “A Loja da Preciosa”? Com 97 anos e há 50 atrás do balcão da mercearia, Ilda Ferreira recorda os inúmeros “calotes” que lhe “deram muito dinheiro”. Já Agostinho Nunes, com 79 anos, de Santo Amaro emociona-se ao recordar as memórias da Casa Nunes da Silva. “Herdei a casa dos meus avós. A feira que se realizava nos dias 15 e 30 de cada mês, trazia muitos negociantes, lavradores e pessoas amigas de todo o distrito. A minha maior alegria era o convívio com os clientes. Fui muito feliz aqui.” Natural de Salreu e com 83 anos, Odília Bandeira relembra um pouco da história da Casa Pinto de Sousa que lhe trouxe muitos momentos de alegria. “O meu sogro veio para cá com 16 anos. Já foi uma barbearia e papelaria. Até fornecemos a Câmara Municipal com faturas”, contou.

Um reencontro com o património imaterial, com as estórias e as memórias, disponibilizando-as e perpetuando-as no tempo, para que jamais sejam esquecidas. A aposta neste projeto e a sua disponibilização para todos visa avivar e recuperar as memórias, mas, igualmente importante, promover a relações entre as pessoas e o envolvimento da comunidade.

Para mais informações e/ou identificação de intervenientes: biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt; arquivo@cm-estarreja.pt ou telefone 234840600