Estarreja recebeu o Parlamento dos Jovens

Sexta, 15 de Março 2019


123 jovens deputados eleitos em representação de 40 escolas do 3º ciclo do distrito de Aveiro debateram ideias e aprovaram recomendações para salvar os oceanos face às alterações climáticas. Na última terça-feira, o Cine-Teatro de Estarreja foi a casa da democracia do “Parlamento dos Jovens” recebendo a sessão distrital, uma das etapas deste programa lançado pela Assembleia da República.

Exercer a cidadania, trocar opiniões sobre matérias que influenciam a sua vida e ter a perceção que a sua contribuição, “em todas as idades, é importante para tornar o planeta mais justo e mais saudável”. Estas são algumas das aprendizagens proporcionadas por esta experiência, referiu a estarrejense Regina Bastos, deputada da Assembleia da República eleita pelo círculo eleitoral de Aveiro, que acompanhou os trabalhos parlamentares e, no período da manhã, respondeu a dezenas de questões feitas pelos jovens.

Durante todo o dia e após quase 10 horas de trabalho com uma extensa ordem de trabalhos - desde apresentação e debate dos Projetos de Recomendação, votação na generalidade, debate e aprovação do projeto de recomendação e eleição dos deputados para a Sessão Nacional -, os jovens ultrapassaram inibições, falaram em público, defenderam as suas ideias, respeitaram os resultados das votações, no fundo cumpriram “o exercício de pequenos parlamentares com o objetivo de legislar e apresentar propostas legislativas para este tema específico”, sublinha Regina Bastos, “em moldes muito idênticos ao que se passa no parlamento”. 

Os jovens aprovaram os projetos de recomendação que irão levar à Assembleia da República, sob o tema “Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos”.  “As recomendações serão enviadas à Comissão de Educação da Assembleia da República que as vai analisar e enviar para os grupos parlamentares e para o governo”, explica a estarrejense. Concluindo, este “é um programa de aprendizagem precoce da cidadania produtivo e pedagógico”.

O Agrupamento de Escolas de Estarreja participou com uma delegação de três deputados – dois efetivos e um suplente – da Escola Secundária de Estarreja, num tema que tem vindo a ser trabalhado ao longo do ano em todas as escolas do Concelho, no âmbito do Programa Eco- Escolas. 

 

Sessão nacional na Assembleia da República terá representantes de Estarreja

No dia anterior, na sessão distrital do ensino secundário que decorreu em Ílhavo, a representação de Estarreja foi uma das eleitas para estar presente na sessão nacional a decorrer nos dias 20 e 21 de maio, na Assembleia da República. Estará assim a defender o distrito de Aveiro com o tema: “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”.

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. 

O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:

- Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
- Uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário


Mais informações sobre este projeto aqui http://www.jovens.parlamento.pt/