Mercado Antigo, Tasquinhas e Marchas Populares: inscrições abertas

Decorre até dia 15 de abril o período de inscrições para o Mercado Antigo, Tasquinhas e Marchas Populares inseridos nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja 2019.

segunda, 25 de março 2019

MERCADO ANTIGO

Marcado para os dias 8 e 9 de junho de 2019 (sábado e domingo), na Praça Francisco Barbosa, bem no centro da cidade, o Mercado Antigo pretende recriar o ambiente que se vivia nos finais do século XIX e início do século XX (até anos 40), com venda de produtos, representação de profissões antigas, uso de trajes e costumes da época, assim revivendo o rebuliço de feira popular de outros tempos.

O Mercado Antigo prevê a atribuição de prémios para Melhor Traje, Melhor Posto de Venda e Melhor Encenação.

Os interessados em participar podem inscrever-se no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, situado no Edifício dos Paços do Concelho, ou enviar a sua candidatura por correio, até dia 15 de abril.

O evento privilegia a participação de:
. Associações e coletividades;
. Artesãos que representem artes e ofícios de acordo com o princípio da recriação histórica;
. Mercadores locais que se coadunem com o princípio da recriação histórica;
. Entidades públicas e/ou privadas de interesse público.

O Mercado Antigo permite a participação nas seguintes áreas:
. Comes e Bebes;
. Carnes e Enchidos;
. Frutas e Legumes;
. Plantas e produtos biológicos;
. Pão, Tremoços, Bolos e Doces;
. Artesanato;
. Desfile Etnográfico;
. Outras relevantes para o evento.

Documentos associados
Normas de Participação, Ficha de Candidatura e Declaração de Compromisso

TASQUINHAS

As Tasquinhas destinam-se às Associações/Coletividades, Instituições e Grupos de Intervenção Comunitária do concelho de Estarreja, com o objetivo de promover a gastronomia local/regional. Realizam-se no Parque Municipal do Antuã, entre 12 a 16 de junho. No âmbito da iniciativa, realiza-se o concurso “O Melhor Prato”.

Serão atribuídos 12 espaços para o funcionamento das tasquinhas. As entidades interessadas devem consultar as normas de funcionamento das Tasquinhas e entregar, integralmente preenchida, a ficha de inscrição no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

Documentos associados Normas de Participação e Ficha de inscrição

MARCHA POPULARES

Abertas à participação de associações e coletividades do concelho, estão ainda abertas inscrições para as Marchas de Santo António que se realizam na véspera do feriado municipal.

Na noite de 12 de junho, centenas de figurantes desfilam trajados a rigor e com temas inspirados na cultura popular e tradicional. As Marchas Populares abrangem grupos provenientes de todas as freguesias, tratando-se de uma manifestação também marcada pela amplitude de idades dos seus participantes.

Organizadas pela Câmara Municipal de Estarreja, ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade.

Documento associado Regras de participação e Ficha de inscrição

Viagem às Tradições em maio antecedem o Mercado Antigo

Nem sempre é fácil escolher o traje adequado para o Mercado Antigo, em especial quando se é exigente na indumentária e se quer respeitar com rigor a época histórica a que se reporta a recriação, entre o final do século XIX e o início do século XX.

Ciente dessas dificuldades que os estarrejenses possam vir a ter, a Câmara Municipal de Estarreja promove pelo segundo ano consecutivo a “Viagem às tradições”, que se baseia na visita às sedes dos ranchos folclóricos do concelho. O objetivo é dar a conhecer os trajes antigos daquele tempo e explicar as tradições populares associadas.

5 de maio, domingo, 15H Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca;
11 de maio, sábado, 15H Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”
18 de maio, sábado, 15H Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”
21 de maio, terça-feira, 21H Grupo Etnográfico “Danças D’Aldeia de Pardilhó”
31 de maio, sexta-feira, 21H Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros

Em junho, Estarreja é o ponto de encontro e convívio

As tradicionais festas em honra do santo padroeiro do Município decorrem entre 8 a 16 de junho de 2019, com um conjunto de atividades: música, Marchas Populares, Tasquinhas Típicas de gastronomia regional, Folclore, Exposições e desporto, num programa que se divide entre a Praça Francisco Barbosa e o Parque Municipal do Antuã. Os concertos de Augusto Canário (dia 8), Piruka (dia 14), The Gift (dia 15) e Toy (dia 16) completam o cartaz dos festejos.

Para mais informações, os interessados podem contactar a Divisão de Educação, Coesão Social e Cultura através do endereço deccs@cm-estarreja.pt ou do contacto telefónico 967129721.