Operação Floresta Segura'19: Ação de sensibilização sobre limpeza de terrenos em Beduído e Veiros

A União de Freguesias de Beduído e Veiros irá receber duas ações de sensibilização e esclarecimento no âmbito da operação Floresta Segura'19. As sessões estão agendadas para o próximo sábado, dia 30, com início às 14h em Veiros, junto ao centro cívico, e às 16h em Beduído, próximo da Junta de Freguesia.

quinta, 28 de março 2019

A ação decorre no âmbito da operação “Floresta Segura 2019” e é promovida pela Guarda Nacional República – Núcleo de Proteção Ambiental, em articulação com o Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Câmara Municipal de Estarreja e Junta de Freguesia.

A orientar a sessão estará uma Equipa do GIPS no âmbito do Plano de Fiscalização Aveiro SEPNA_GIPS - Patrulhamento/Atendimento, da Operação Floresta Segura 2019.

O objetivo é despertar consciências para a problemática da defesa da floresta contra incêndios, dando conselhos práticos sobre as atitudes corretas para a gestão de combustível em terrenos florestais, e alertar para a importância da adoção de procedimentos preventivos sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível, de forma a prevenir os riscos de incêndio florestal.

É obrigatória a gestão de combustíveis em áreas florestais situadas a menos de 50 metros das edificações. O prazo terminou a 15 de março. Quem ainda não o tiver feito, deverá fazer a limpeza o quanto antes, cumprindo os critérios impostos pela legislação em vigor.

Recorde-se também que passou a ser obrigatória a comunicação de queimas de amontoados na plataforma https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/. Quem tiver dificuldades em utilizar a plataforma, poderá dirigir-se ao GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja (Edifício dos Paços do Concelho), ou à sua Junta de Freguesia.

Com a Declaração da Situação de Alerta emitida no dia 27 pelo Governo e em vigor até dia 31, é proibida a realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível.