Dia da Floresta junta 500 participantes na Quinta do Marinheiro

Entre árvores de fruto, espaços verdes e o Rio Gonde, 5 centenas de alunos das escolas locais e utentes das instituições particulares de solidariedade social passaram pela Quinta do Marinheiro, em Avanca, durante as comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, para um dia de atividades em torno da defesa da floresta.

quinta, 28 de março 2019

O Município de Estarreja assinalou o 21 de março com a iniciativa “Floresta de Avós e Netos”. Para além de promover o encontro de gerações à volta da árvore, a ação sensibiliza para a prevenção de incêndios florestais e para o uso múltiplo da floresta.

Este é um dia diferente para os participantes que podem usufruir do contacto com a natureza na Quinta do Marinheiro, que pertence à Casa-Museu Egas Moniz, onde o único Prémio Nobel da Medicina português passava longas temporadas em família.

Na Quinta do Nobel, polícias, bombeiros, apicultores e sapadores contaram as suas peripécias e histórias e explicaram aos alunos como defendem a floresta no seu dia-a-dia, numa experiência que os mais novos não vão esquecer tão cedo.

O contacto com as entidades relacionadas com a defesa da floresta – Bombeiros Voluntários de Estarreja, agentes da GNR, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e do GIPS (Unidade Especializada de Proteção e Socorro), Associação de Apicultores das Terras do Antuã e Associação Florestal do Baixo Vouga – foi mesmo uma das experiências mais valorizadas pelas crianças.

Porque viram e também puderam experimentar os vários utensílios e ferramentas utilizados no combate aos fogos; porque entrarem nos veículos tanto da GNR como dos Bombeiros que são mobilizados para estes episódios; e até vestiram as fardas dos agentes apropriadas para as intervenções.

“É muito importante para os mais novos serem sensibilizados para a proteção das florestas”, comentou o chefe dos Sapadores Florestais, Vítor Martins, que sublinha: “a nossa floresta ainda está muito negligenciada, se a compararmos com outras realidades de outros países”.

Um alerta ao qual a Câmara Municipal de Estarreja não é indiferente. Marisa Machado, do Gabinete Técnico Florestal do Município, explicou que o objetivo desta iniciativa da autarquia, é “abordar a problemática dos incêndios”, explicando que “na floresta há fauna e flora para preservar”. “É importante incutir estes ensinamentos desde tenra idade para que olhem para a floresta com o objetivo de a preservar, sempre”.

A exposição de trabalhos feitos pelos próprios participantes em que o desafio foi usar materiais oriundos da floresta e construir algo que represente o seu uso múltiplo ou um simples brinquedo (do tempo dos nossos avós) e a sementeira de plantas aromáticas foram outras das atividades deste dia diferente e em harmonia com a natureza.