Roteiro leva a descobrir os moinhos de Avanca e Salreu

terça, 02 de abril 2019


Há muito por descobrir, sentir e viver, quando se fala de património cultural. Os moinhos representam um percurso de tradições e memórias deixadas pelos nossos antepassados que, com recurso aos moinhos e azenhas, moíam o grão e utilizavam a farinha para fazer o pão. 

Estarreja associa-se, uma vez mais, ao Dia Nacional dos Moinhos para dar a conhecer os belos exemplares existentes no Município. Nos dias 6 e 7 de abril, será possível fazer um roteiro aos moinhos de Avanca e de Salreu. 

Programa

6 abril, sábado Moinhos abertos ao público
10h00 – 17h00 Moinho de Arcã, Avanca
10h30 – 17h00 Moinho de Meias, Avanca 
14h00 – 17h00 Moinhos da Aldeia, Salreu 

7 abril, domingo Visitas guiadas aos Moinhos do Município 
9h30 – 12h30 Rota dos Moinhos de Avanca em bicicleta 
Moinho da Zangarinheira (demonstração de funcionamento do moinho e início da preparação da farinha para cozer a broa); Moinho de Arcã (demonstração do processo até colocar a broa no forno); Moinho de Meias (Broa de Avanca a sair do forno e degustação). 

12h30 Almoço na Escola da Congosta

15h00 Visita aos Moinhos da Aldeia, Salreu (de Manuel Carvalho e de Armindo Rodrigues, com demonstração de descasque de arroz)


Parceria com Confraria da Broa d’Avanca, Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã” e Amigos dos Moinhos de Arcã

Nota: 

. O período da manhã é promovido pela Confraria da Broa d’Avanca e a visita é feita de bicicleta; 
Ponto de partida: Sede da Confraria da Broa, situada no Beco dos Ferroviários, nº9 (em frente à Estação ferroviária de Avanca). Visita Moinhos: 2,5€ (com direito a t-shirt) | Almoço: 10€ (Pagamento efetuado no local de partida)

. O período da tarde é promovido pelo Município de Estarreja, com a colaboração do Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”, e a visita é feita em autocarro. Ponto de partida: 14h30 - junto ao Cine-Teatro de Estarreja. Participação gratuita. 
  
Inscrições online

Para mais informações contactar através: comunicacao@cm-estarreja.pt