Cine-Teatro de Estarreja: uma nova temporada, um único palco, todas as artes

Depois de uma primeira temporada com muitos espetáculos esgotados, o Cine – Teatro de Estarreja (CTE) apresenta uma nova programação cultural diversificada e direcionada para todos os públicos. Deixamos – lhe bons motivos para juntar a família e amigos e desfrutar o melhor que a cultura e a cidade têm para oferecer até ao mês de julho.

quinta, 04 de abril 2019

É com um nome maior da música e do rock português que arranca o primeiro fim de semana da nova temporada cultural. Há 40 anos a dar voz aos Xutos & Pontapés, Tim foi desenvolvendo em paralelo uma rica carreira a solo. Tim & Companheiros de Aventura é a mais recente etapa de um percurso em nome próprio que em comum com todos os outros bem recheados capítulos da sua história, tem a nota tónica da total entrega às canções e às suas palavras. Para assistir dia 5, sexta.

No dia seguinte, sábado, o Teatro de Carnide leva a palco a peça “Mulheres nascidas de um nome”, que se debruça sobre os 50 contos que Claúdio Hochman publicou no livro com o mesmo nome, em que as histórias derivam do simbolismo dos nomes.

CTE continua a dar palco a nomes sonantes da música nacional e internacional

Ainda no mês de abril, dia 19, o CTE abre as portas para o Grande Concerto de Páscoa “Ameh Luz” com as aclamadas cantoras líricas Carla Maffioletti, uma das sopranos de André Rieu e Jutta Maria Böhnert. O duo de voz e violão traz um repertório eclético e serão acompanhadas por um Ensemble das Bandas Filarmónicas Locais.epertório eclético e serão acompanhadas por um Ensemble das Bandas Filarmónicas Locais.

O Dia Internacional do Jazz, comemorado a 30 de abril, será celebrado um pouco por todo o mundo e Estarreja não será exceção. A Big Band Estarrejazz, estreada em novembro de 2013, no âmbito do festival que lhe dá nome, volta a apresentar-se no auditório do CTE para assinalar esta data e convida a cantora Cristina Branco.

Carolina Deslandes fecha a 12ª edição dos Concertos Íntimos, no dia 18 de maio, sábado. Considerada uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores nacionais, a cantora dá a conhecer o seu terceiro disco de originais “Casa”. No sábado seguinte, dia 25, Luca Argel apresenta o seu mais recente projeto “Conversa de Fila”. Em formato simples e intimista, o concerto do autor da letra do tema oficial do Carnaval de Estarreja “Sorria”, promete envolver o espectador numa trama de histórias cantadas, que atravessam registos que vão da ternura ao humor.

Junho é mês de assinalar o 14º aniversário da reabertura do Cine-Teatro de Estarreja. No dia 19, sexta-feira, junte-se à festa da nossa (vossa) sala de espetáculos com um concerto de David Fonseca. Para este ano, o cantor preparou algo que há muito queria fazer e que intitulou “Radio Gemini_Closer”: o cruzamento do cinema e das imagens com a sua música num espetáculo único que se propõe a levar o público numa viagem intimista através do seu imaginário peculiar.

O Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo já tem lugar cativo no CTE e importa nomes provenientes de países como Polónia e Cuba. O primeiro a chegar é o quinteto de cordas Volosi (5 de julho) e é uma estreia absoluta em Portugal. Os ilusionistas da voz, Vocal Sampling (12 de julho) vão impressionar num concerto tão potente como qualquer orquestra completa.

Um palco que abraça todas as artes

A comédia de improviso é um dos destaques da programação com “O Pior Espetáculo do Mundo” (dia 13), com César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda. Dirigido a famílias, “Malas e Fraldas Catrapum Catrapeia” (dia 14 )convida miúdos e graúdos para uma viagem sem malas. Já no final do mês de abril, os atores João Jesus e Miguel Thiré apresentam “Selfie” (27), uma história sobre a necessidade de estar sempre online.

Em Maio pode assistir a um espetáculo de dança e de música, especificamente criado para surdos, “SYN.Tropia” (dia 3) que se propõe a quebrar barreiras.

O fim de semana de 10 a 12 de maio é exclusivamente dedicado à Programação Cultural em Rede da Região de Aveiro. Dia 10 é dia de (re) lembrar o legado de um dos maiores cantores e compositores português. Paião - A superbanda de homenagem a Carlos Paião, que junta alguns dos nomes mais carismáticos do momento, promete resgatar as pérolas musicais criadas e eternizadas por Carlos Paião, o “extraterrestre” que marcou a música portuguesa nos anos 80. “Esteiros” (dia 11 ) é uma performance, criada exclusivamente para Estarreja, e incita o público a (re) descobrir a cidade através de um percurso sonoro. Leonor Barata apresenta o espetáculo de dança “Voar!” (dia 12) que tem como ponto de partida 0 habitat natural da ria.

Aldo Lima sobe ao palco em junho com “Sexo Drogas e Rock’N Roll” (dia 1), do icónico e incontornável, texto de Eric Bogosian.

No cinema, há filmes acabados de estrear tanto no Cinema Infantil como no Cinema em Cartaz. As Quintas de Cinema continuam atrativas, até no preço.

Os bilhetes para todos os eventos já se encontram à venda nos locais habituais.

Consulte a Agenda Municipal de Estarreja com toda a programação.