Nova ponte sobre o rio Antuã é inaugurada este sábado

Considerada a intervenção hidráulica mais estruturante dos últimos 20 anos no bloco de Estarreja do Baixo Vouga Lagunar, este sábado, às 11h30, é inaugurada a nova ponte de Porto de Vacas em Salreu. O evento conta com a presença do Presidente do Município de Estarreja, Diamantino Sabina, e do Presidente da CIRA, Ribau Esteves.

sexta, 12 de abril 2019

Devido às frequentes inundações do Rio Antuã, esta zona sofria elevados prejuízos numa área agrícola com vários hectares, colocava em perigo quatro habitações, armazéns comerciais e ainda uma exploração pecuária . Por isto, e em conjunto com a CIRA, o Município de Estarreja - após intervenções regulares na proteção e reparação das margens do Rio Antuã - avançou para um projeto de cariz mais estruturante nesta zona sensível.

Segundo a Câmara Municipal de Estarreja, esta intervenção, com um investimento global superior a 300 mil euros, permitiu “a reparação e beneficiação das margens do Antuã elevando a cota das margens, alargando os caminhos marginais e construindo três descarregadores de cheia e, ainda, a construção de uma nova ponte sobre o Rio Antuã, aumentando a largura da via, o “gabarit” e o comprimento, incrementando assim em cerca de 40% a sua secção de vazão, contribuindo para um mais eficaz escoamento das águas fluviais, em situação de caudal de ponta.” Acresce ainda o prolongamento da extensão de enrocamento inicialmente prevista assumido na íntegra pela autarquia.

Esta obra contou ainda com a importante participação dos proprietários e agricultores locais devido a cedência de áreas relevantes dos seus terrenos ao público para a proteção das margens.

Ao investimento global, somam-se ainda os mais de 100 mil euros, que a Câmara Municipal de Estarreja despendeu desde 2013 na reparação dos estragos causados pelas inundações nas margens do Antuã e dos esteiros de Estarreja, Salreu e Canelas.