Uma oficina onde se viajou pela cultura local

Mais de 200 estarrejenses, entre miúdos e graúdos, participaram no workshop “Estampagem Non-Toxic”, com a artista plástica Mónica Araújo, que pretende proporcionar oportunidades únicas de contacto com o ambiente oficinal enquanto se dá a conhecer símbolos e saberes do concelho de Estarreja.

terça, 23 de abril 2019

Partindo do universo visual relacionado com a cidade de Estarreja, a Estampa Non-Toxic Printmaking Studio, nas 15 sessões realizadas, desafiou crianças, estudantes, adultos e seniores, a aventurarem-se nas mais variadas técnicas de impressão, dos carimbos à serigrafia.

Durante 60 minutos, esta oficina além de ter proporcionado aos participantes o contacto direto com o ambiente oficinal, - com as tintas, as ferramentas, os materiais e diferentes processos de impressão -, permitiu ainda (re) descobrir os símbolos e saberes da cultura local, como por exemplo, o moliceiro, o cultivo de milho e a desfolhada.

Na opinião de Mónica Araújo a participação nestas oficinas “é importante a introdução de conhecimentos através da criação de um ambiente livre, de experimentação, onde há espaço para o erro acontecer. Os exercícios aplicados hoje implicam um controle da motricidade fina que se relaciona diretamente com a expressão motora.”

Para Isabel Simões Pinto, Vereadora da Cultura, “este envolvimento da comunidade é um dos eixos estratégicos da política cultural do Município, sempre assente nos princípios da educação pela arte e da aprendizagem ao longo da vida”. Realça ainda que neste projeto em concreto, e em todos os que irão ser apresentados no âmbito da Programação Cultural em Rede, no fim de semana de 10 a 12 de maio, “pretendemos trabalhar a relação entre o nosso território e a memória, de forma a conjugar pessoas, saberes, tradições e unir artistas e personalidades locais com as pessoas e os contextos locais, proporcionando novas formas de experimentação cultural e turística”.

O trabalho destes mais de 200 participantes nas oficinas “Estampagem Non-Tóxic”, que integram o projeto de Programação Cultural em Rede da CIRA e promovem envolvimento da comunidade em torno dos aspetos identitários do território, poderá ser visto na exposição com o mesmo nome - “Estampagem Non-Tóxic” – com inauguração marcada para o próximo dia 4 de maio, na Biblioteca Municipal, e estará patente até dia 18 de maio.