Conselho Municipal de Juventude reuniu para discutir o Orçamento e as GOP 2019

Com o objetivo de discutir o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019, o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) reuniu na Câmara Municipal de Estarreja, no dia 6 de dezembro, quinta-feira.

quinta, 13 de dezembro 2018

O CMJ deu nota positiva ao documento estratégico do Município, nomeadamente no que respeita às políticas de juventude.

Durante a sessão foi ainda discutido e apresentado o novo modelo do Orçamento Participativo Jovem, que passa a designar-se Estarreja Jovem Participa, que pretende aumentar a participação dos jovens e a concretização de mais projetos direcionados para esta faixa etária.

Envolver os alunos do 7.º ao 12.º anos de todas as escolas do concelho privilegiando os momentos de formação e de informação através de sessões presenciais e de ferramentas online, utilizando metodologias de educação não formal, e aproximar os jovens dos decisores políticos e dos técnicos são outros desafios do Estarreja Jovem Participa.

Estiveram presentes nesta reunião do CMJ, para além do representante da Delegada Regional do Centro do IPDJ, os jovens promotores do projeto vencedor de âmbito municipal da última edição do Orçamento Participativo Jovem. Foi apresentado pelos jovens os planos para a criação de um espaço Maker, destinado aos jovens do concelho, com o objetivo de os envolver na participação cívica através das novas tecnologias e da criação de projetos, nas áreas da programação, robótica, fotografia e vídeo, mecânica e prototipagem.

A reunião permitiu ainda dar a conhecer a participação de jovens Estarrejenses em atividades de âmbito nacional, como por exemplo o Fórum de Juventude da Madeira ou o Encontro Nacional de Juventude em Cascais.