Descantar, desgarrar e desafiar: o FestCordel está de regresso

Depois do sucesso da 1.ª edição, o FestCordel - Festival Internacional do Verso Popular está de volta aos concelhos de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Murtosa. De 10 a 19 de maio, a arte da palavra vai ser homenageada na voz de poetas de cordel e repentistas de Portugal, Brasil e Galiza recordando os últimos grandes poetas populares portugueses da nossa região: Margarida Rei, Marques Sardinha e José Joaquim Monteiro.

quinta, 09 de maio 2019

A apresentação do FESTCORDEL, que pretende enaltecer o verso popular, uma arte do povo, cultura genuína da nossa gente e de todos quantos partilham a língua portuguesa pelo mundo, realiza-se esta próxima sexta-feira, dia 10 de maio, às 21h30, no Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, em Cesar, Oliveira de Azeméis. Isabel Simões Pinto, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, explica que pretende-se “dar continuidade a este projeto de forma a sensibilizar as escolas, as universidades e o público em geral, para esta tradição perdida, da qual tivemos exímios executantes de norte a sul do país, alguns dos quais, como o “nosso” Marques Sardinha, viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes.”

O FestCordel passará por Estarreja nos dias 13 e 19 de maio. No primeiro dia deste espetáculo decorrerão várias sessões durante a manhã na Escola Secundária de Estarreja, e à tarde, na Biblioteca Municipal, dirigidas ao público sénior. No dia 19 de maio, às 16h00, decorrerá o espetáculo final, de encerramento do Festival, no Cine-Teatro de Estarreja, com a presença dos poetas e repentistas populares do Brasil como Pinto Branco, Geraldo Amâncio, Marreco e Guilherme Nobre e os portugueses Augusto Canário e Cândido Miranda.

Em 2018, este evento intermunicipal contou com várias sessões dinamizadas por poetas repentistas, portugueses e brasileiros, dirigidas a públicos escolares (escolas), a público sénior (IPSS) e ao público em geral, e revelou-se de forte impacto e interesse cultural para o Município de Estarreja, em particular, bem como para os demais municípios.

O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é um projeto proposto e coordenado pelo Professor António Abreu Freire, profundo conhecedor da literatura popular, com produção do Cine-Clube de Avanca, e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade, de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos. . Hoje, a Literatura de Cordel é património cultural da nação brasileira e está em processo de ser reconhecida como património imaterial da humanidade.

Programação de 10 a 19 de maio:

OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Apresentação do FestCordel 2019
10 MAIO | 21h30 | Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, Cesar
Repentistas: Pinto Branco (Brasil); Geraldo Amâncio (Brasil); Guilherme Nobre (Brasil); Marreco (Brasil); Augusto Canário (Portugal); Cândido Miranda (Portugal).

XXIII Mercado à Moda Antiga
18 MAIO | 15h30 | Largo da República, Oliveira de Azeméis