Quadras alertam para os Direitos das Crianças

Campanha de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância alargada às Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja

segunda, 27 de maio 2019

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Município de Estarreja assinalaram Abril, o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, com um conjunto de iniciativas tendo como mote o slogan “Serei o que me deres... que seja amor”. O concurso de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te” foi uma das grandes iniciativas que desafiou todas as crianças, jovens e adultos do concelho a refletirem sobre esta problemática de uma forma mais lúdica e pedagógica. Pretendeu ainda sensibilizar toda a população para os Direitos das Crianças, sublinhando a importância da prevenção e do papel de cada um de nós em situações em que a garantia desses Direitos seja colocada em causa.

Esta campanha de sensibilização, que será intensificada nas Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja, contou com a participação de 50 estarrejenses nos diferentes escalões. Todos os textos vencedores serão reproduzidos, exibidos e partilhados com toda a comunidade em toalhetes que estarão disponíveis na Tenda das Tasquinhas.

Ao escalão A, dos 6 aos 12 anos, concorreram 31 crianças tendo sido atribuído o primeiro lugar a Leonardo dos Santos Rodrigues (6 anos), o segundo a Letícia dos Santos Rodrigues (12 anos), e o terceiro a Maria Almeida Silva (9 anos).

7 jovens também arriscaram. No escalão B, dos 13 aos 25 anos, Jéssica da Conceição Duarte Escudeiro (19 anos) arrecadou o primeiro lugar, Carolina Marques Silva (14 anos) o segundo, e Gabriela Góis Carvalho Simões (14 anos) o terceiro.

No último escalão, o C, 12 adultos deram asas à imaginação e participaram. Os utentes do Centro Paroquial de Avanca conquistaram o primeiro lugar do pódio, logo de seguida ficou Maria do Céu Tavares (61 anos), e no terceiro lugar Dulce Maria Rodriguez Pinho (53 anos).

As quadras a concurso foram avaliadas por um júri, composto por elementos da CPCJ de Estarreja e da Biblioteca Municipal, e a entrega dos prémios aos vencedores realiza-se em sessão pública, no dia 17 de junho, segunda-feira, às 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, e conta com a presença da Comissão Alargada.