Empreendedorismo jovem estarrejense em destaque fora e dentro de portas

Depois de terem visto o seu trabalho reconhecido em Espanha pela Fundação “La Caixa”, os estudantes da Escola Secundária de Estarreja, que desenvolveram o projeto “NEPTUNO SPEAKER” - Boia de salvamento aquático (inteligente), venceram o Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

quinta, 30 de maio 2019

O projeto desenvolvido por Agostinho Silva, Inês Cruz e Maria Castillo, do Curso Profissional Técnico de Gestão, continua o seu trajeto em pleno crescimento e afirmando-se como uma ideia inovadora numa conceção de negócio diferenciadora. Agora o próximo passo é representar novamente o Município de Estarreja e a Região de Aveiro no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2019, que realiza-se no dia 7 de junho, em Leiria, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Desta vez, a equipa estarrejense e outras representantes das Comunidades Intermunicipais da Região Centro, vão ter 8 minutos para apresentar a sua ideia de negócio, perante um júri de avaliação composto por representantes de diversas entidades publicas e do meio empresarial da Região Centro, ligadas ao desenvolvimento e dinamização do empreendedorismo.

Os estudantes estarrejenses criaram “uma boia “inteligente” que vai provocar mudanças no salvamento aquático mundial e vai ao encontro de uma das recomendações sugerida pela International Life Saving (ILS): desenvolver as melhores práticas na prevenção do afogamento, salvamento aquático e cuidados de emergência.

A Câmara Municipal de Estarreja tem tido uma influência primordial na educação para o empreendedorismo, desenhando a nível local uma intervenção educativa forte, conjuntamente com o Agrupamento de Escolas de Estarreja/ Núcleo de Empreendedorismo na promoção e desenvolvimento de competências empreendedoras junto dos jovens alunos, capacitando-os para assumirem o seu papel na sociedade enquanto agentes de mudança.

Os alunos participaram ainda na edição 2019 do “TOP Campus Escola”, que decorreu em janeiro, no Parque Biológico de Gaia. Nestes 3 dias de formação intensiva, os jovens tiveram a oportunidade de aprender a transformar as suas ideias em projetos, utilizando as ferramentas empreendedoras: Análise do Problema, Proposta de Valor, Business Model Canvas (Modelo de Negócio), Pitch, Storytelling e digital Storytelling. Esta atividade insere-se no programa “Top – Programa de Empreendedorismo Jovem, organizado pela Autarquia de Estarreja em parceria com a Escola Secundária, que foi criado para promover e estimular o espírito empreendedor e fomentar atitudes e comportamentos propícios ao desenvolvimento de uma cultura inovadora, criativa, tecnológica e empreendedora.

E assim se vai fazendo a história do empreendedorismo jovem em Estarreja: “ousar e construir para ganhar o futuro”.