“Reciclar é o Teu Papel”

Papelões e blocos de notas feitos de papel usado começam a ser distribuídos nas escolas e edifícios municipais

A Câmara Municipal de Estarreja assinala esta quarta-feira, o Dia Mundial do Ambiente, às 13h45, na Escola do Mato, em Avanca. A iniciativa faz parte da campanha “Reciclar é o teu Papel” e inclui a substituição de papelões nos equipamentos municipais e estabelecimentos de ensino e a distribuição de blocos de notas, feitos com papel reciclado.

quarta, 05 de junho 2019

Um desenho com a mensagem “Para o mundo salvar, vamos ter de reciclar”, idealizado por alunos do 4.º ano vai passar a fazer parte do dia a dia dos trabalhadores da Câmara Municipal de Estarreja e dos alunos do concelho. Salvador Carinha e Matilde Silva, da EB1 do Mato, Avanca, assinam a imagem escolhida para dar corpo e alma a esta campanha que pretende sensibilizar para a separação de resíduos, neste caso em especial do papel, potenciando o seu aproveitamento.

“Reciclar é o Teu Papel” é o projeto da autarquia iniciado em 2006 com os objetivos de recolher o papel existente nas salas de aula e gabinetes municipais, locais de grande produção de papel, e de obter papel reciclado de qualidade, contribuindo para a diminuição do abate de árvores e a eliminação menos adequada deste tipo de material.

Decorridos que estão 13 anos de projeto, foi possível recolher 88 toneladas de papel velho que virou novo, para a produção de blocos e outros materiais. Para além da produção de papelões e blocos de notas, foi ainda produzido papel pardo, que a Câmara Municipal irá oferecer aos feirantes do Mercado Antigo, no próximo fim de semana, e que será utilizado para embrulharem os seus produtos.

Nesta campanha, a autarquia produziu 5000 blocos de notas, 50 papelões e 2200 kg de papel pardo.